Revisão do equacionamento: Funcef afirma que resposta deve sair até o fim do ano

0

O presidente da Funcef, Renato Villela, confirmou a realização de estudos sobre a viabilidade da implementação da resolução 30 do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), porém enfatizou que existem algumas preocupações quanto à aplicação da revisão nos planos de equacionamentos dos planos de benefício do Reg/Replan Saldado e Não Saldado. Vilella afirmou que a resposta oficial sobre a viabilidade da implementação da resolução será dada até o final deste ano.

As informações foram passadas em reunião com o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira e a diretora de Saúde e Previdência, Fabiana Matheus, na terça-feira (6), na sede da fundação. O encontro aconteceu após solicitação da Fenae para tratar da revisão dos planos de equacionamento com base na resolução 30 do CNPC.

Um dos motivos do pedido da Federação dos empregados da Caixa se dá pelos alarmantes números revelados por pesquisa feita para entender a real situação dos empregados ativos e aposentados. Os dados comprovam a veracidade das queixas recebidas pela Fenae, principalmente quando se trata dos participantes que já se encontram na fase de receber benefícios.

Quase 60% dos aposentados relatam dificuldade em sua situação financeira e 34,3% dizem ter estritamente o suficiente para sobreviver, sendo que 61% afirmam ajudar financeiramente algum membro da família. O quadro é dramático. Cerca de 92% dos aposentados estão endividados e 40% do orçamento deles está comprometido com o pagamento de dívidas.

Na ocasião, Villela confirmou a mudança de direcionamento da Funcef sobre a política de investimentos, apostando mais na diversificação da carteira. A Fenae, há tempos, avisava sobre os perigos da alta concentração dos ativos em renda fixa.

A Fenae informou ao presidente da Funcef que solicitou um novo estudo sobre melhorias do CredPlan, a partir das análises feitas a partir das alterações propostas anteriormente pela Fenae. Segundo Villela, em breve a diretoria da fundação vai marcar uma nova reunião para que o estudo seja apresentado.

 

Fonte: Fenae

Comments are closed.