Rodrigo Lima Coutinho, presente!

0

Ato-Santarem-2Há uma semana criminosos armados balearam e tiraram a vida do jovem bancário do Posto de Atendimento Avançado do Bradesco em Trairão, sudoeste do Pará. Nesta sexta-feira (17), em um ato ecumênico em frente a uma agência do banco em Santarém, Sindicato e familiares de Rodrigo Lima Coutinho compartilharam da dor e revolta pelo descaso das instituições financeiras e Governo do Pará com a segurança da população.

“Aos nossos mortos, nenhum minuto de silêncio, mas toda uma vida de luta e por isso ao invés de um minuto de silêncio eu quero pedir aplausos em homenagem ao trabalhador e pai de família Rodrigo Lima Coutinho que deixa saudades nos colegas e familiares. Esse ato é também para pedir um basta em tanta violência e cobrar em alto e bom tom mais segurança dos bancos e da Secretaria de Segurança Pública do Pará”, destaca a diretora do Sindicato, Tatiana Oliveira.Rodrigo Coutinho, presente!

Durante a Caravana Bancária nessa semana pelo Oeste do Estado, o Sindicato foi informado que em fevereiro desse ano, criminosos invadiram a casa de Rodrigo com o objetivo de roubar o dinheiro do banco, mas como ele não tinha a senha, eles desistiram da ação e prometeram voltar. Depois disso, o bancário pediu transferência para outra cidade e o pedido foi recusado pelo banco. Rodrigo insistiu e pediu as férias para o mês de julho e mais uma vez teve o pedido rejeitado.

“Infelizmente só soubemos de tudo isso depois da morte do nosso colega, por isso a importância de em qualquer tipo de recusa de pedido, de crime consumado ou não contra o bancário, o Sindicato deve ser comunicado para que possamos tomar as medidas necessárias em defesa do trabalhador. Não estamos afirmando que se tudo isso tivesse sido feito Rodrigo estaria aqui conosco, mas com certeza alguma medida urgente teríamos tomado para preservar a vida dele e da família”, ressalta o diretor do Sindicato na região, Joacy Belém.

“O Bradesco deveria investir na segurança de seus funcionários e clientes assim como investe no esporte brasileiro. Viajamos durante uma semana por diversos municípios e não teve sequer uma agência onde a segurança bancária não foi discutida, em especial no Bradesco onde o descaso é ainda maior”, lembra o dirigente sindical e funcionário do respectivo banco, Saulo Araújo.

A falta de segurança nas unidades do Bradesco em todo o Estado foi um dos temas da reunião que o Sindicato teve no início deste mês quando a entidade voltou a cobrar a instalação da porta giratória com detector de metais nas agências e postos que ainda não dispõe desse mecanismo de segurança. A instalação de portas giratórias está referendada em leis federal (7.102/83) e estadual (7.013/2007).

Acusados presos – Ontem (16) a Polícia Civil do Pará apresentou em coletiva à imprensa cinco acusados de envolvimento na morte do bancário, outros dois continuam foragidos, sendo que um deles seria o autor dos disparos que mataram Rodrigo.

“A prisão dos acusados não põe um ponto final a esse crime, pois outros suspeitos continuam foragidos não só da morte do bancário, mas de outros vapores e sapatinhos que ocorreram ao longo do ano e por isso queremos a retomada do GT de Segurança Bancária com o Governo para que possamos discutir juntos medidas para se coibir essa onde de violência contra bancários, clientes e usuários”, aponta o diretor do Sindicato e membro do Coletivo de Segurança Bancária, Sandro Mattos.

Apoio a família – O Sindicato também colocou à disposição da família de Rodrigo Lima Coutinho orientação jurídica com a advogada Mary Cohen que estará na próxima segunda-feira (22) em Santarém para realizar mais um plantão jurídico na subsede da entidade que fica no Ed. Augusto Coimbra – Trav.15 de agosto, 19-B, sala 01 – Centro.

Banco da Amazônia RurópolisCaravana Bancária – O ato ecumênico encerrou a semana de atividades do Sindicato na região Oeste. Na quarta-feira (15) e quinta (16), a entidade foi até os municípios de Rurópolis e Itaituba.

Em Rurópolis, o principal assunto foi a segurança bancária. A única agência na cidade é a do Banco da Amazônia, segundo levantamento do Sindicato, desde quando a agência foi inaugurada, pelo menos 10 assaltos foram registrados.Banco do Brasil Itaituba

No Banco do Brasil de Itaituba, bancários e bancárias puderam tirar dúvidas quanto ao Plano de Funções, jornada de trabalho, intervalo intrajornada, PLC 30 (antigo PL 4330) e Campanha Nacional 2015. O Sindicato também divulgou a nova revista bancária “Democratização da Mídia” e o lançamento do “Jornal Mural Bancário”.

Caixa ItaitubaJá na Caixa, foram debatidas as pautas específicas, como GDP, mudanças no PSIC, bloqueio de substituições para períodos abaixo de sete dias, falta de empregados, ausência de profissionais credenciados no ‘Saúde Caixa’, dentre outros assuntos.

Ponto eletrônico, desvio e acúmulo de funções, carência de empregados, problemas na estrutura na agência foram discutidos no Banco da Amazônia de Itaituba. De lá, a Caravana Bancária seguiu para as duas agências do Banpará, onde constaram um quadro reduzido de bancários. Por último, a entidade visitou o Bradesco.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.