Santander anuncia medidas para a pandemia

0

O Banco Santander informou nesta quarta-feira (24) algumas alterações no trabalho em cidades que decretaram o feriadão a partir desta sexta-feira (26) para reduzir o contágio da Covid-19 19. As medidas foram anunciadas após cobrança do movimento sindical, em especial da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). O banco também anunciou a antecipação integral do décimo terceiro salário. O pagamento do décimo terceiro deve ocorrer em 30 de abril.

O Santander afirmou no comunicado que o atendimento ao público nas agências será apenas para serviços essenciais, como pagamento de benefícios e desbloqueio de cartões. Para isto será mantido um contingente mínimo de funcionários que pode variar entre 15% e 40% do quadro, a depender da localidade e do fluxo de pagamentos. Informou ainda que os departamentos também terão redução do quadro no presencial.

“Concordamos e avaliamos importantes as medidas adotadas, embora entendamos que, nesse momento de recrudescimento da pandemia, o qual se vê cada dia mais os sistemas de saúde municipais e estaduais, públicos e privados, colapsando, os bancos deveriam ficar fechados e seus funcionários em casa. E discordamos da forma de compensação das horas trabalhadas nesse período. As horas extras trabalhadas não devem ser compensadas com folga, mas pagas em dinheiro. Sobre isso, vamos tomar as medidas cabíveis”, afirmou secretário de Assuntos Socioeconômicos, Mário Raia.

Veja as medidas tomadas pelo Santander:

Nos edifícios centrais, as equipes serão reduzidas. “Cada vice-presidente irá indicar quais equipes irão trabalhar de forma presencial ou remotamente ou aquelas que estarão em feriado nas cidades que anteciparam. Esses dias serão compensados com o banco de horas existente em cada vice-presidência em até 6 meses. Cada colaborador deve gerenciar seu banco de horas juntamente com seu/sua gestor (a)”, diz o comunicado do Santander.

O banco também que será fechado um grande número de agências nas próximas duas semanas e o horário de atendimento ao público será reduzido para até 14h. A equipe de varejo informará quais lojas estarão temporariamente fechadas, e as equipes dessas lojas poderão ser direcionadas para ajudar no atendimento aos clientes de forma remota.

De acordo com o comunicado, o banco vai orientar os clientes, enviando comunicação específica, para que privilegiem o uso dos canais digitais.

 

Fonte: Contraf-CUT

Comments are closed.