Santarém e Marabá recebem visita do Sindicato

0

As dificuldades vividas pela categoria em Santarém devem servir de estímulo para as mobilizações da Campanha Nacional 2012A caravana Bancária do Sindicato dos Bancários do Pará visitou simultaneamente, no período de 31 de julho a 3 de agosto, as agências dos bancos públicos e privados dos municípios de Santarém e Marabá.

Em Santarém, o diretor do sindicato Saulo Araújo visitou bancários e bancárias dos bancos privados (HCBC, Santander, Bradesco, Itaú) daquele município para discutir sobre a Campanha Nacional 2012, a importância de se filiar ao Sindicato e ouvir bancários e bancárias sobre suas reivindicações e necessidades para desenvolver melhor seu trabalho.

Foram constatados muitos problemas como: assédio moral, falta de contratação de novos funcionários, extrapolação da jornada excessiva de trabalho, problemas com a falta de credenciamento dos planos de saúde e odontológicos, péssimas condições de trabalho (Agência do Santander funciona com 20 ventiladores há 60 dias) e a urgente necessidade de novas unidades dos Bancos Itaú e Bradesco para melhoria do atendimento daquela Região.

Já os bancários e bancários dos Bancos Públicos não puderam se reunir com o sindicato devido a caravana ter coincidido com a semana do pagamento de aposentados e pensionistas da Região, onde o movimento das agências é freneticamente intenso.

“A visita que fizemos aos bancários e bancárias de Santarém nos dá a seguinte certeza: de que a categoria precisa estar unificada e mobilizada nesta Campanha Nacional para lutar não apenas por melhores condições de salários, mas, sobretudo, por melhores condições de trabalho, com mais contratações, respeito à jornada de trabalho, segurança e mais saúde e qualidade de vida”, destaca o diretor do Sindicato e funcionário do Bradesco, Saulo Araújo.

Marabá

Sindicato irá cobrar dos bancos solução para os problemas apurados em MarabáEstiveram também em caravana no município de Marabá os diretores do Sindicato dos Bancários Gilmar Santos e Heidiany Katrine Moreno, que reuniram com os bancários e bancárias das agências do Banco do Brasil (Marabá, Pioneira, VP8, Praça São Francisco) Caixa Econômica (Agência Marabá) e Banco da Amazônia (Agência Cidade Nova) e também na Superintendência Regional da Caixa Econômica.

O mote da reunião com bancários e bancárias foi sobre a Campanha Nacional, pauta de reivindicações, integração dos bancários ao movimento sindical para que suas necessidades sejam atendidas. Ainda naquele município, o Sindicato foi procurado pela mídia televisiva para entrevistas, onde colaborou com as informações sobre o grande número de cédulas falsificadas, segurança bancária e o lançamento da Campanha Salarial 2012.

As principais denúncias feitas ao Sindicato vividas por bancários e bancárias de Marabá foram: assedio moral, péssimas condições de trabalho, extrapolação da jornada, e inúmeras reclamações sobre o atendimento do plano de saúde e odontológico.

“Para a direção do Sindicato essas visitas realizadas aos bancários e bancárias no interior do Estado são fundamentais na medida em que nos aprofundamos sobre os problemas vividos pela categoria, e o Sindicato não economizará esforços para reivindicar junto às empresas as soluções dos problemas apresentados”, ressalta o diretor do Sindicato e funcionário do Banco do Brasil Gilmar Santos.

“A categoria bancária de Marabá e de toda região sul e sudeste do Pará com certeza estará engajada nesta Campanha Nacional para lutar por novas conquistas sociais e econômicas, pois com a força da nossa mobilização temos condições de derrotar a ganância dos banqueiros em busca da valorização das trabalhadoras e trabalhadores bancários”, pontua a diretora do Sindicato e funcionária do Banpará, Heidiany Moreno.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.