Santarém, Marabá e Altamira receberam as últimas Pré-Conferências de 2015

0

Emprego, Reestruturação do Sistema Financeiro, Remuneração, Segurança, Saúde e Condições de Trabalho, além das estratégias para a Campanha Nacional estiveram em discussão nas últimas Pré-Conferências realizadas em um único dia (23 de maio) em Marabá, Santarém e Altamira.

Outro tema em comum foi sobre o Projeto de Lei 4330, aprovado pela Câmara dos Deputados e, agora, está na pauta de votação do Senado Federal, com nova nomenclatura e numeração – Projeto de Lei na Câmara 30 (PLC 30) – mas o mesmo conteúdo.

“O engajamento da categoria bancária no combate a esse projeto de terceirizações ilimitadas é de fundamental importância. Por isso, durante todas as Caravanas que fazemos esse assunto é debatido entre os trabalhadores e trabalhadoras, pois precisamos da garantia e manutenção dos nossos direitos conquistados através de muita luta e não podemos permitir que um grupo nos empurre para um retrocesso e perda de direitos históricos”, destaca o diretor do Sindicato Gilmar Santos, que esteve em Santarém.

Santarém – As principais reivindicações específicas da categoria na região, e que serão apresentadas na 10ª Conferência Estadual em Belém, são: registro de ponto eletrônico no Banco da Amazônia, pois a jornada extraordinária não é contabilizada, adicional de insalubridade para os funcionários que manuseiam numerários, compensação de horas extras no caixa, quebra de caixa para os bancários e bancárias do Banco do Brasil e a inclusão dos 15 minutos de intervalo dentro da jornada.

Delegação eleita para a 10ª Conferência:

Marta Lacerda (Banco da Amazônia)
Chaiene Monteiro (Banco da Amazônia)
Wanderberg Oliveira (Banco do Brasil)
Benedito Brasil (Banpará)
Antonio Cruz (Caixa)
Jacilene Araújo (Caixa)

PréConferência-Altamira-2015Altamira – Durante a Pré-Conferência em Altamira, sudoeste do Pará, bancários e bancárias puderam relatar os principais problemas enfrentados no local de trabalho de uma cidade que cresceu do dia para noite com a construção da hidrelétrica de Belo Monte.

Esse aumento da população fez com que a Caixa e o Banco do Brasil inaugurassem novas agências na cidade, mas o que era para ser uma solução na verdade acabou sendo uma divisão de demandas.

“E injusta, diga-se de passagem, porque o Banco do Brasil, por exemplo, tirou 10 funcionários da agência mais antiga, a Altamira, e remanejou para a nova, a Rio Xingu. Com o quadro funcional que tinha antes a demanda já era grande, ficou ainda maior com esse déficit. O assédio moral também aumentou. Antes mesmo de a agência inaugurar procuramos a superintendência para relatar que essa medida não seria a ideal”, lembra o diretor de bancos privados do Sindicato, Saulo Araújo.

Na agência Rio Xingu do Banco do Brasil, mesmo recém inaugurada, a unidade já apresenta problemas como na porta giratória e nas linhas telefônicas. Além disso, os estagiários do BB, que são de uma empresa terceirizada, estão há 3 meses sem receber.

Na Caixa Econômica, um dos maiores problemas também está na necessidade de convocação de mais bancários e bancárias, com tanta demanda e poucos caixas, a cobrança para atender os clientes e usuários em tempo mínimo transforma-se em assédio moral.

No Itaú, o cenário de falta de bancário também se repete. A unidade dispõe atualmente de 5 funcionários, sendo apenas um na bateria de caixa. O prédio onde a agência funciona é antigo e as fiações elétricas são velhas. A queda de energia é constante e a consequência são as panes nas centrais de ar. Para amenizar o calor a saída são os ventiladores em cada mesa até que o ar condicionado volte a funcionar.

Todos os problemas apresentados pela categoria serão comunicados via ofícios às direções dos respectivos bancos para que tomem as devidas providências.

Delegação eleita para a 10ª Conferência:

Sinesio Lima (Caixa)
Cristina Felix de Araujo (Banco do Brasil)
Antonio Wilton Rajado de Souza (Caixa)
Sonia dos Santos Couto (Itaú)

PréConferência-Marabá-2015Marabá – Também no mesmo sábado (23), bancários e bancárias de Marabá e região se reuniram para deliberar os temas definidos como prioridade pela categoria para a Campanha Nacional desse ano. O principal deles é a insegurança bancária.

“Antes da Pré-Conferência visitamos as agências bancárias de Dom Eliseu, Rondon do Pará, São Geraldo do Araguaia e Itupiranga, em todas, o primeiro assunto foi o medo em virtude de tantos assaltos e tentativas de assaltos a bancos, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Pará que vivem na mira das associações criminosas”, relata a diretora do Sindicato na região, Heidiany Moreno.

Em uma dessas visitas surgiu a ideia de um abaixo assinado por mais segurança. O documento será entregue na próxima reunião do GT de Segurança Bancária. A data desse encontro ainda não foi definida.

Delegação eleita para a 10ª Conferência:

Wesley Almeida (Banco do Brasil)
Edson da Silva (Caixa)
Daniel Gomes Filho (Caixa)
Benedito de Oliveira Leão (Banco da Amazônia)
Luiz Alexandre Queiroz (Banpará)

Suplente:
Leandro Teixeira (Banpará)

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.