Saúde Caixa anuncia mudanças para 2013 ao Conselho de Usuários

0

Levantamentos revelaram que os custos dos programas ficaram no patamar estimado para 2012 e que a projeção para este ano não implica em crescimento significativo dos valores

A Caixa Econômica Federal oficializou em reunião do Conselho de Usuários do Saúde Caixa, no dia 19, em Brasília, a manutenção durante o ano de 2013 dos programas de inovação na realização de check-up e de subsídio a medicamentos.

Os impactos financeiros destes programas são avaliados anualmente, para verificação da possibilidade de prosseguimento dos mesmos. Os levantamentos revelaram que os custos para 2012 ficaram no patamar estimado e a projeção para este ano não implica em crescimento significativo dos valores.

O aperfeiçoamento do check-up como instrumento de prevenção à saúde consiste em deixar o empregado disponível por um dia para a realização de todos os exames necessários. O procedimento é o mesmo que se adota em caso de usuários com cargo no mais alto escalão da empresa.

O subsídio a medicamentos foi adotado a partir de 2012 e contempla os medicamentos de uso contínuo e os de alto custo, que não sejam fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em caso de falta no sistema público, é assegurado o subsídio para aquisição em outros distribuidores.

Relatório atuarial – Os representantes eleitos pelos empregados e aposentados para o Conselho de Usuários cobraram da Caixa os relatórios atuarias dos últimos dois anos. O relatório deve ser apresentado anualmente, até três meses após o exercício. Há uma empresa contratada para produzi-los. No entanto, estão pendentes os de 2011 e 2012.

A Caixa informou que está recebendo agora o relatório de 2011 e que, tão logo termine de analisá-lo e de fazer eventuais acertos, o remeterá para o Conselho de Usuários.

A conselheira eleita Carla Renata Ferreira aponta a necessidade de superação dos problemas de gestão responsáveis pelos atrasos. “A apresentação dos relatórios atuarias são imprescindíveis para o acompanhamento da sustentabilidade do plano pelo Conselho de Usuários, seu principal objetivo”, diz ela.

Vacinação contra gripe – Os representantes da Caixa no Conselho de Usuários informaram que já está concluído o levantamento anual 2013 dos empregados interessados na vacina contra a gripe. A vacinação será entre março e junho, de acordo com calendários a serem apresentados pelas Gipes de vinculação.

Integrantes do Conselho – O Conselho de Usuários do Saúde Caixa é composto por cinco conselheiros eleitos pelos empregados e aposentados da Caixa, cada um com seu respectivo suplente, e mais cinco indicados pela Caixa. O mandato é de 36 meses. As reuniões acontecem a cada três meses.

Conselheiros eleitos (titulares): Adeir José da Silva (MG), Alexandre Tadeu do Livramento (SP), Carla Renata Ferreira (SP), Flávio Muller (RS) e Vanessa Sobreira Pereira (DF).

Conselheiros eleitos (suplentes): Álvaro Roberto de Fiqueiro Murce (RJ), Fabiana Uehara Proscholdt (DF), Paulo Roberto Borges de Lima (CE), Umberto Gil Alcon (MG) e Victor Palma (SP).

Fonte: Fenae

Comments are closed.