Saúde Caixa para todos e manutenção do modelo de custeio são defendidos por chapa 1

0

A votação para a escolha do Conselho de Usuários do Saúde Caixa começou na segunda-feira (3) e prossegue até sexta-feira (7). O Sindicato e a maioria das entidades representativas dos empregados da Caixa apoiam a Chapa 1- Movimento pela Saúde. Umas das integrantes da chapa é a diretora da Contraf/CUT, Fabiana Uehara Proscholdt. Em entrevista à Fenae, ela destaca a importância desse fórum que é uma conquista dos trabalhadores do banco. Confira:

Qual a importância do Conselho de usuários do Saúde Saúde?

Fabiana Uehara – O Conselho de Usuários, assim como o Saúde Caixa, é uma conquista dos trabalhadores do banco. É um fórum para propor melhorias, fiscalizar e defender os usuários de atitudes unilaterais tomadas pela direção da Caixa. Ou seja, é um espaço de construção da gestão com a empresa, mas também de luta.

Que problemas têm dificultado a atuação do Conselho?

Fabiana Uehara – Nesses 15 anos, a nossa maior dificuldade sempre foi ter transparência nas informações. É difícil fiscalizar ou propor melhorias para atender melhor o usuário, quando a própria Caixa não passa relatórios, não entrega balancetes. Em 2019, pela primeira vez, a Caixa apresentou oficialmente um balanço do plano de saúde, mas ainda precisamos ter mais informações da empresa para ter confiança nos números que são passados.

Quais serão os desafios dos eleitos para 2020?

Fabianha Uehra – Considerando o cenário de retirada de direitos dos trabalhadores, com a resolução da CGPAR 23 e o teto de 6,5% estabelecido pela Caixa para teto de gastos com o plano de saúde, nosso maior desafio é manter o Saúde Caixa como ele está na questão do custeio e incluir o os novos empregados. Uma das lutas dos conselheiros eleitos será reforçar na Campanha Nacional a defesa do Saúde Caixa para todos e com o formato de custeio atual.

 

Fonte: Fenae

Comments are closed.