“Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora” é tema do primeiro curso de formação sindical do ano

0

A categoria bancária está entre as que mais sofrem com doenças do trabalho. No Pará, mais de 130 bancários foram afastados de suas atividades para tratarem de alguma doença provocada pelo trabalho no ano passado. A maioria vítima de algum transtorno psicológico após assalto.

“O número de atendimentos aos bancários e bancárias adoecidos tem só aumentado ano após ano e para orientar os dirigentes, delegados sindicais e nossos aposentados associados aos sintomas de doenças ocupacionais é que iremos realizar esse curso de formação”, afirma o diretor de saúde do Sindicato, Gilmar Santos.

Durante o evento também será ressaltado sobre a importância em se buscar atendimento médico e também junto ao Sindicato logo nos primeiros sintomas apresentados.

“Muitos bancários buscam ajuda quando os sintomas estão mais fortes e começam a prejudicá-los não só no ambiente de trabalho, mas também no convívio com a família e social. Alguns já estão no seu limite psicológico e já nos procuram para dar entrada no processo de pedido de demissão, enquanto que o ideal é buscar o tratamento, a cura para o sintoma apresentado”, destaca a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

O curso “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora” será na próxima sexta-feira (11) e começa logo cedo com um café da manhã que será servido aos participantes e se estenderá até o final do dia.

Dentre os convidados para o evento está o médico perito Márcio Maués que já participou de outras atividades no Sindicato relacionadas à saúde do trabalhador e agora retorna à entidade como gerente-executivo do INSS Belém para falar sobre “Perícias médicas no âmbito da Previdência Social”. Maués também já foi médico da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi).

Confira abaixo a programação completa:

“Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”

Manhã

8h – Café da manhã e Credenciamento

9h – Mesa de Abertura

Sindicato dos Bancários do Pará, Contraf-CUT, Fetec-CUT/CN e CUT-PA

9h30 – Mesa “Perícias médicas no âmbito da Previdência Social”
Palestrante:
Márcio Maués – gerente-executivo do INSS Belém

11h – Debate

12h30 – Almoço

Tarde

14h – Mesa “A saúde do trabalhador e da trabalhadora como um direito humano fundamental”
Palestrantes:
Walcir Previtale – secretário de saúde do trabalhador da Contraf-CUT
Leonor Poço – assessora jurídica para saúde do trabalhador da Contraf-CUT

15h – Debate

16h30 – Coquetel

17h – Informes sobre ações judiciais

18h – Assembleia de prestação de contas

 
Fonte: Bancários PA

Comments are closed.