Semana do Bancário e da Bancária com PLR do Banco da Amazônia na conta

0

O último dia de agosto (31), mês do bancário e da bancária, vai começar com PLR na conta do funcionalismo do Banco da Amazônia. Segundo comunicado do banco “o cálculo desse adiantamento, este ano, será inovador e obedecerá aos critérios constantes no Acordo Coletivo de PLR”.

De acordo com a cláusula 4ª do Acordo, a distribuição do montante relativo a PLR será da seguinte forma “40% linear, valor fixo a ser distribuído igualitariamente para todos; e 60% com base no múltiplo de salário bruto calculado sobre o valor da folha geral (% padrão aplicados a todos)”. Portanto,  a título de antecipação, o valor linear é de R$ 3.687,26 e o valor proporcional corresponde a 55,71% da remuneração bruta.

“Enviamos pedido do adiantamento formalmente semana passada para que o posicionamento do banco fosse apresentado e atendida a expectativa dos empregados do banco. A categoria ficou sabendo com a resposta antecipada veiculada nos canais de comunicação interna do banco. Registre-se que a PLR é fruto de mesas de negociação das entidades sindicais, durante o processo de luta na campanha salarial. Somos uma das poucas categorias a ter tal benefício garantido em Acordo, portanto, parabenizamos a todos os bancários e bancárias”, destaca o secretário-geral do Sindicato e coordenador da CEE/Basa, Sérgio Trindade.

“É digna de repúdio a forma como o Banco da Amazônia ignorou ofício sobre o tema enviado semana passada e o próprio ACT, não convocando as entidades para tratar da antecipação da PLR 2023 conforme cláusula 7ª, parágrafo sexto. Porém entendemos como mais que merecida, conforme as entidades haviam solicitado no referido oficio, uma antecipação de PLR maior em relação a feita no exercício de 2022, devido ao crescimento do lucro. A PLR é uma construção histórica da luta da categoria e fruto do esforço de todos os colegas do Basa”, ressalta o diretor jurídico do Sindicato e bancário do banco, Cristiano Moreno.

No 1º semestre deste ano, o banco teve lucro de 565,9 milhões, 28,9% a mais do que no mesmo período do ano passado, quando a arrecadação foi 439,2 milhões.

“Tais resultados são graças ao trabalho do funcionalismo do banco, e a PLR é uma das formas de reconhecimento no bolso. Essa boa notícia nos dá motivos para comemorar na semana da nossa categoria, a única a ter Convenção Coletiva de Trabalho única em nível nacional”, afirma a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira.

 

Fonte: Bancários PA com informações do Basa

Comments are closed.