Seu banco não está cumprindo a determinação do Bacen? Denuncie!

0

A Circular 3.991 do Banco Central (Bacen) determina aos bancos que “assegurada a prestação dos serviços essenciais à população, as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil DEVEM ajustar o horário de atendimento ao público de suas dependências enquanto perdurar, no País, a situação de risco à saúde pública decorrente do novo Coronavírus (Covid-19), dispensada a antecedência de comunicação de alteração, de que trata o art. 4º da Resolução nº 2.932, de 28 de fevereiro de 2002”.

O Bacen diz ainda que “os bancos múltiplos com carteira comercial, os bancos comerciais e as caixas econômicas estão dispensados do cumprimento, em suas agências, do horário obrigatório e ininterrupto de que trata o art. 1º, § 1º, inciso I, da Resolução nº 2.932, de 2002”, que é no mínimo de 5 horas.

Além disso, as instituições bancárias “devem afixar aviso em local visível em suas dependências, bem como comunicar os clientes, pelos demais canais de atendimento disponíveis, sobre o horário de atendimento e caso venham a instituir limitação de quantidade de clientes e usuários ou outras condições especiais de acesso às suas dependências, destinadas a evitar aglomeração de pessoas”.

“Apesar da redução do horário, o controle de acesso ficou sem determinação precisa, e é necessária que se haja um controle rígido, fazer uma triagem, limitar a quantidade de pessoas que acessam desde o autoatendimento, orientar a distância mínima de um metro conforme orientação dos órgãos de saúde. É preciso amarrar isso, não dá para simplesmente contar com o bom senso das pessoas, por isso estamos disponibilizando um ofício para os colegas acionarem os setores de vigilância”, explica a vice-presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira.

Clique aqui para baixar o documento para todos os bancos

Clique aqui  para baixar o documento para o Banpará

No ofício, que já consta assinatura dos dirigentes sindicais, é solicitado que “a vigilância sanitária realize fiscalização imediata em todas as unidades de atendimento bancário do município, observando se a empresa investigada está adotando os procedimentos necessários para a contenção do vírus”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a principal forma de disseminação do vírus é a sua propagação em espaços fechados e com grande quantidade de pessoas.

“Por tal motivo, é necessário que não apenas a sociedade civil, mas também poder público, adotem medidas que visem reduzir a possibilidade de disseminação da doença. Todos precisam fazer sua parte, ninguém está imune”, destaca o presidente do Sindicato, Gilmar Santos.

Prevenção não combina com desinformação

Acompanhe no nosso site e redes sociais a atualização das notícias sobre coronavírus que estejam relacionadas ao setor financeiro.

Além disso, denúncias podem ser feitas pelos mesmos canais de comunicação. Precisamos estar juntos, atentos e cada um fazendo sua parte, isso vai passar!

 

Fonte: Bancários PA com Bacen

Comments are closed.