Sindicalize: Confira porquê vale a pena!

0

Bom para sua saúde

Em tempos de pandemia, a atuação do Sindicato foi mais do que fundamental para preservar a vida de todos os bancários e bancárias, com o afastamento dos que fazem parte do grupo de risco e cobrança, junto aos bancos, de fornecimento de todos os equipamentos de proteção, aos trabalhadores e trabalhadoras, enquanto durar a crise sanitária, como a instalação de barreiras acrílicas no atendimento.

“Precisamos continuar reforçando as medidas de prevenção que já estavam sendo adotadas e a barreira acrílica é uma delas. A proteção de nossos colegas diante dessa pandemia é uma pauta permanente e semanal. Por isso a importância de os colegas trazerem as denúncias pontuais para que possamos dar encaminhamento”, destaca a dirigente sindical e bancária do Banpará, Vera Paoloni.

O Sindicato também acompanha bancários e bancárias, vítimas de assalto, doença ocupacional, assédio moral ou sexual, e depois encaminha-os para especialistas, dependendo da gravidade de cada caso.

Em dezembro do ano passado, um assalto ao Banco do Brasil em Cametá, nordeste paraense, terminou com um refém morto e outro baleado. No dia seguinte, os dirigentes sindicais, Gilmar Santos e Suzana Gaia foram até a cidade para conversar com os bancários e bancárias de todas as agências bancárias e orientá-los caso percebessem algum trauma em decorrência da ação criminosa.

“Muito obrigada pelo apoio e pela presença de vocês aqui na cidade, nos sentimos acolhidos nesse momento em que nossa cidade está de luto e a população ainda bastante apreensiva”, agradeceu uma bancária, que não quis ser identificada.

Bom para seus direitos

As conquistas da categoria bancária são clausuladas em Convenções e Acordos Coletivos, frutos de mesas de negociação direta com os banqueiros, na maioria das vezes exaustivas e difíceis.

Além disso, ações coletivas e individuais, e reintegrações, são outras atuações do Sindicato em defesa da categoria, perante a Justiça.

O primeiro contato com o bancário ou bancária é feito pelo setor jurídico, de forma presencial ou virtual.

Em novembro do ano passado, a entidade sindical conquistou a reintegração de uma bancária grávida, demitida sem justa causa. No caso dela, não precisou de intermédio da Justiça, o Sindicato encaminhou ofício à superintendência regional do Bradesco solicitando, de forma imediata e urgente, a reintegração dela no mesmo cargo e função que exercia, com o consequente restabelecimento de todos os direitos e benefícios, além de uma reunião com o setor administrativo do banco.

“Foi uma surpresa e ao mesmo tempo muito preocupante. Pensei que precisaria passar por um longo trâmite para poder reaver o emprego, mas o Sindicato me ajudou ao disponibilizar uma advogada que enviou um ofício ao banco solicitando o meu retorno. Fiquei satisfeita com a volta, pois meu trabalho é o sustento da minha família”, reconheceu a bancária que preferiu não ser identificada.

Bom para sua formação

Para qualquer tipo de atuação, o profissional precisa de formação. Dirigentes e delegados sindicais participam, ao longo de cada ano, de vários cursos e palestras. Atividades, nesse sentido, também são destinadas aos bancários e bancárias da base.

A última presencial foi final de 2019, meses antes da pandemia. O sociólogo Anderson Campos, que também é especialista em organização sindical, ministrou todos os cursos do ciclo “Sindicato e o papel do delegado sindical e delegada sindical, na capital e nas subsedes em Santarém e Marabá.

“A qualidade do aprendizado foi o diferencial na formação sindical. Foi tudo muito bem aplicado, nos dando uma visão melhor da nossa situação para que possamos melhor argumentar no local de trabalho a importância de ser sindicalizado”, destacou, na época, o delegado sindical da Caixa em Dom Eliseu, Ronaldo Nominato.
A categoria também ganha descontos especiais em diversas instituições de ensino e capacitação conveniadas com o Sindicato.

Bom para seu esporte

Ao longo do ano, sem pandemia, o Sindicato realiza campeonatos e torneios de futsal e futebol de campo, além das corridas de rua e caminhada em Belém, Santarém e Marabá.

Algumas dessas atividades são realizadas no ginásio de esportes, na sede da entidade que fica na capital. O espaço também pode ser reservado ou alugado para outras modalidades esportivas.

Para a bancária da Caixa em Santarém, Natália Tolentino Trombeta, a corrida é um momento único. “Comecei a correr buscando uma atividade que me desse prazer e contato com a natureza. Hoje sou apaixonada, pois é um momento meu e que me deixa mais equilibrada e feliz. Não corro para ser melhor do que os outros, eu corro para ser a melhor versão de mim”, definiu.

Participante pela primeira vez da competição, em 2019, a bancária de apenas 30 anos, também foi primeiro lugar na categoria ‘geral – feminino – bancários’, concluindo o percurso em 44 minutos, sem qualquer tipo de preparo específico para o evento.

Ah! Bancário ou bancária sindicalizado também tem desconto em academias conveniadas com o Sindicato.

 

Bom para sua viagem

O Sindicato dos Bancários do Pará é uma das poucas entidades sindicais do país a oferecer serviço de hospedagem em alojamento para seus associados e associadas, sindicalizado tem desconto nos Alojamentos Bancários em Belém, Marabá e Santarém, que contam com quartos coletivos, beliches, central de ar, televisão, frigobar, além de conforto e segurança.

“Achei o espaço ótimo. É bonito, limpo, com excelente localização e o melhor de tudo é o preço, super acessível. O Sindicato está de parabéns pela iniciativa. Nós bancários estávamos precisando de um espaço como esse. Já não vejo a hora de retornar a Santarém e me hospedar de novo aqui”, parabeniza Poliana Lopes, bancária do Banco da Amazônia, umas das primeiras hóspedes do Alojamento em Santarém.

Bom para seu lazer

Todos os anos, o Sindicato planeja, organiza e realiza uma agenda cultural para a categoria. Carnabancários, Bumbabancários e Dia do Bancário fazem parte do calendário festivo.

Mesmo com a pandemia, o tradicional BumbaBancários aconteceu. Saiu do presencial para o virtual que possibilitou a participação de bancários e bancárias de todo o Pará e de fora do estado.

“Queria agradecer ao Sindicato pelo BumbaBancários, mesmo estando distantes dos colegas, curtimos as músicas com nossa família, em nossas casas e ainda por cima ganhamos brindes! Dancei muito com minhas filhas e estava assistindo na hora do sorteio. Comemoramos muito! Que tudo isso passe logo! Obrigada.”, comemorou a bancária do BB em Santarém, Rafaela Carletto.

Sindicalizados pagam preços diferenciados para locação do Complexo Cultural e Anexo Bancário, que dispõem de salões de festa climatizados, com cozinha equipada, área de churrasqueira e estacionamento interno.

Bom para nossa integração

Graças a sua sindicalização, o Sindicato chega junto da categoria em todo o Pará através da Caravana Bancária.
Em um ano que começou em meio a uma pandemia, o uso de máscaras já faz parte da rotina de quem se cuida e cuida dos seus diante da volta crescente de casos em uma possível segunda onda da covid-19.

Seguindo todos os protocolos de segurança recomendados pela Organização Mundial da Saúde, os dirigentes sindicais, Márcio Saldanha, Suzana Gaia e Rosalina Amorim (Contraf-CUT), saíram da capital rumo aos municípios do Sul e Sudeste paraense na primeira Caravana Bancária do ano.

“Foram dias de estrada, quilômetros de viagem e sempre com máscara, álcool em gel e distanciamento social. Mesmo sendo um percurso mais longo, é o mais seguro nessa pandemia ir de carro, onde também é possível e viável. Conversar presencialmente com a categoria, mesmo que de forma rápida, é fundamental para sabermos da realidade e das necessidades de cada município, o que nem sempre é possível por uma ligação, vídeo ou imagem; e assim voltar para Belém em busca de levar melhorias e principalmente a solução das demandas apresentadas, como as agências de atendimento do BB em Floresta e Rio Maria, visivelmente sem as mínimas condições de trabalho”, contou Márcio Saldanha.

Bom para as mulheres

A sindicalização fortalece ainda mais a atuação do Sindicato em defesa de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres nos bancos e manutenção de conquistas significativas, como a licença-maternidade de 180 dias. Além do Coletivo de Mulheres, a atualização do estatuto aprovada pela categoria irá garantir uma diretoria de Mulheres na executiva da entidade.

“Essa pauta, a de igualdade de oportunidades e salários, é uma luta permanente em nossos calendários e mesas de negociação, e por ela seguimos resistindo. Queremos respeito, igualdade e o fim do assédio moral e sexual, que também somos vítimas”, lembra a dirigente sindical em Marabá, Heidiany Moreno.

Bom para as crianças

Graças a cada sindicalização foi possível transformar um sonho em realidade inclusiva, a do Espaço Criança. Dessa forma, as crianças têm um lugar, bem divertido, para ficar enquanto seus pais e mães participam das atividades sindicais.

A inauguração do espaço contou com a presença do presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB Pará, Ricardo Melo. “É muito positiva essa iniciativa de propiciar para a família dos bancários e bancárias uma boa convivência dentro do ambiente do Sindicato, e de oferecer para as crianças atividades lúdicas, educativas, e até mesmo de estimular conhecimento sobre os direitos das crianças e adolescentes. O Sindicato está de parabéns pelo Espaço Criança, e espero que sirva de exemplo para outras categorias”, afirmou o advogado.

Então, bora investir em quem luta com você?

E para cada bancário ou bancária que investir no Sindicato, seja com sindicalização ou atualização cadastral (clique AQUI), estará automaticamente concorrendo ao sorteio de diversos prêmios e brindes, após recebimento de e-mail de confirmação da Secretaria Geral.

A Campanha de Sindicalização segue até novembro. As premiações obedecerão às regras do regulamento, portanto não se esqueça de ler o documento com atenção!

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.