Sindicato ajuíza ação contra mudanças no regulamento do PCS no Banpará

0

O Sindicato dos Bancários do Pará ingressou nesta quinta-feira (9) com Ação Civil Pública, contra o Banpará, requerendo principalmente, a declaração de nulidade das alterações feitas pela empresa no regulamento do Plano de Cargos e Salários (PCS), além da obrigação de que representantes dos trabalhadores participem da construção dos critérios de promoção por antiguidade e merecimento.

Como de conhecimento do funcionalismo, por meio do Aviso Circular nº 157, o banco alterou de forma unilateral o regulamento do PCS. Dentre as mudanças, destaca-se o abusivo e ilegal atrelamento das promoções por antiguidade ao alcance de resultados e metas por parte do banco.

Ao agir desta forma, o banco violou o Acordo Coletivo de Trabalho vigente e o Acordo Judicial que previam a manutenção de grupo paritário, com representantes dos trabalhadores e do banco, para a construção dos critérios de promoção de antiguidade e merecimento, além da metodologia de avaliação de desempenho.

“Buscamos a justiça porque, com essa atitude unilateral, a direção do Banpará deixou claro que não está aberta aos diálogos, pois se tivessem chamariam-nos para fazer o debate de assuntos pertinentes aos trabalhadores e trabalhadoras do banco. Retrocessos e desrespeito ao funcionalismo não vamos permitir, queremos respeito, avanços e conquistas”, ressalta a presidenta do Sindicato dos Bancários, Rosalina Amorim.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.