Sindicato e Fetec-CUT/CN realizam seminário sobre saúde do trabalhador nesse sábado (10)

0

saúde do trabalhador A FETEC-CN em parceria com o Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Universidade de Brasília e o Sindicato dos Bancários do Pará promove neste sábado, 10 de março, a partir das 9h, no auditório do Sindicato, em Belém, o seminário SAÚDE DO TRABALHADOR: FATORES DE RISCO E PREVENÇÃO, com objetivo de debater as condições de trabalho dos bancários e os riscos para sua saúde.

Esta ação busca sensibilizar os participantes para identificar e combater os riscos psicossociais do trabalho para a saúde mental e para uma prática sindical, focada nas dimensões preventivas do processo saúde-adoecimento. Abre espaço para o debate, fundamentado em teorias científicas, constituindo um importante instrumento de luta pela implantação de políticas de saúde.

O seminário terá duração de 3h, sendo 1h30min para exposição dos temas e 1h30min para o debate. As convidadas para o seminário são a coordenadora do laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho – LPCT, da Universidade de Brasília, professora Ana Magnólia Mendes; e a médica do trabalho e pesquisadora da USP Socorro Valente.

Ana Magnólia irá abordar os seguintes temas: Modos de gestão da organização do trabalho; prazer e sofrimento no trabalho; as defesas como estratégias de mediação do sofrimento; sofrimento, patologia e adoecimento; mobilização e engajamento do sujeito na organização do trabalho: inteligência prática, reconhecimento e cooperação, espaço público da palavra e a ação sobre a organização do trabalho; ética e encaminhamentos dos problemas de saúde mental.

Já Socorro Valente falará sobre a pesquisa é intitulada “Depressão e síndrome do esgotamento profissional em bancários“, que ela irá aplicar com a categoria bancária aqui do Pará. O estudo tem como objetivo estimar as prevalências de depressão e síndrome de esgotamento profissional entre empregados ativos das instituições financeiras bancárias e a associação de características do trabalho bancário com depressão e esgotamento profissional.

“O Seminário será um espaço muito rico de formação sobre o tema saúde do trabalhador, o que é de grande importância para a nossa categoria que sofre diariamente com adoecimentos adquiridos no trabalho por conta das más condições de trabalho, das metas abusivas, dentre outros problemas que o movimento sindical bancário combate diariamente. Esperamos a presença de todos e todas na atividade desse sábado”, convida a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Rosalina Amorim.

Serviço:

Seminário SAÚDE DO TRABALHADOR: FATORES DE RISCO E PREVENÇÃO
Data: 10 de março (sábado)
Hora: 9h
Local: Auditório do Sindicato dos Bancários do Pará (Rua 28 de setembro, nº 1210, Reduto, Belém-PA)
Convidadas:
. Ana Magnólia Mendes: coordenadora do laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho – LPCT, da Universidade de Brasília
. Socorro Valente: médica do trabalho e pesquisadora da USP.

Fonte: Bancários PA e Fetec-CUT/CN

Comments are closed.