Sindicato fecha agência do Bradesco em Belém por falta de segurança

0

Diretoria do Sindicato garantiu o fechamento da agência Bradesco Augusto Montenegro durante todo o diaNesta terça-feira, 6 março, o Sindicato dos Bancários do Pará paralisou durante todo o dia as atividades bancárias da agência do Bradesco na Rodovia Augusto Montenegro, em Belém, por falta de segurança. A unidade foi inaugurada em novembro de 2011 e desde então permanece sem a porta giratória de segurança, item obrigatório para o funcionamento de agências bancárias no Pará segundo a Lei Estadual 7.013/2007.

A ação do Sindicato foi no sentido de abrir um canal de negociação com o Bradesco para que o Banco passe a cumprir a Lei Estadual de segurança bancária que vigora no Pará há 4 anos. “Queremos chamar a atenção da população e das autoridades para a existência da Lei 7.013 e para a necessidade de obrigar todos os bancos que atuam em nosso Estado a cumprir essa lei, pois caso contrário essas empresas estarão colocando em risco a segurança e vida de seus funcionários e clientes, por estarem vulneráveis a ação de criminosos”, afirma o diretor jurídico do Sindicato e funcionário do Itaú, Sandro Mattos.

Agência Bradesco Augusto Montenegro foi inaugurada em novembro de 2010 sem a porta de segurançaBradesco, Itaú e Banco do Brasil adotaram uma política nacional de retirar as portas giratórias de suas agências com a alegação de evitar constrangimento aos seus clientes e usuários. Porém, o relatório de segurança bancária divulgado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) no dia 1º de março revela que do ano 2000 a 2010 houve uma queda significativa nas ocorrências de assaltos a banco em todo país após a adoção das portas giratórias de segurança. Em 2000 foram registrados 1908 assaltos enquanto que em 2010, já com a grande maioria das agências bancárias tendo as portas giratórias instaladas, esse número passou para 369 ocorrências em todo território nacional.

“Esses números mostram o quanto essa postura dos Bancos de retirada das portas de segurança das agências é equivocada. Por isso, o nosso Sindicato não irá tolerar que uma Lei Estadual que obriga todos os bancos a terem esse equipamento em suas unidades seja descumprida, e seremos incansáveis na luta por mais investimentos em segurança bancária, já que em 2011, segundo o relatório da Febraban, os bancos investiram apenas 5,1% de todo o lucro no ano em segurança bancária, o que para nós é um absurdo”, afirma o diretor do Sindicato e funcionário do Bradesco, Saulo Araújo.

Ação do Sindicato repercutiu na imprensaInsegurança bancária é realidade no PA

O Pará foi o Estado da Região Norte que teve o maior número de assaltos a bancos em 2011, como aponta o levantamento feito pelo Sindicato dos Bancários do Pará. No ano passado, em todo o Estado, foram registrados 44 assaltos a bancos e tentativas; 19 ocorrências a mais que 2010, o que representou um crescimento de 76% de assaltos a banco em nosso Estado.

Além disso, o relatório de segurança bancária divulgado pela Febraban na semana passada mostra que o Pará passou de 17º em 2010 para o 12º lugar no ranking de Estados brasileiros que mais registraram ocorrências de assaltos a banco em 2011, e é quem lidera as estatísticas na região norte.

“As autoridades locais precisam ser mais enérgicas com os bancos no sentido de fazê-los cumprir a Lei Estadual de segurança bancária, e a sociedade deve estar irmanada com o nosso Sindicato nessa luta em defesa de mais segurança para os trabalhadores bancários, clientes e usuários, não podemos aceitar que o Pará seja o campeão de insegurança bancária na região”, destaca a diretora do Sindicato e funcionária do Bradesco, Heládia Carvalho.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.