Sindicato fecha Bradesco em Marituba por mais segurança

0

Sindicato fechou a agência do Bradesco em Marituba exigindo mais segurançaA insegurança bancária é uma triste realidade com a qual a categoria no Pará convive diariamente. Somente neste ano já foram registradas 23 ocorrências de assaltos ou tentativas de assaltos a bancos no Estado, isso sem contar os casos de “saidinha” bancária. Parte dessa realidade se deve a falta de investimentos dos bancos em medidas preventivas de segurança. Por esse motivo, o Sindicato dos Bancários fechou durante toda esta terça-feira (22) a agência do Bradesco em Marituba, na Região Metropolitana de Belém, para exigir da instituição mais responsabilidade com a segurança de seus funcionários, clientes e usuários.

O Bradesco é um dos bancos que mais desrespeita a Lei Estadual 7.013/2007 que obriga as instituições bancárias que atuam no Pará a instalarem portas giratórias com detector de metais na entrada de suas agências como medida de segurança. Prova disso é a agência de Marituba, inaugurada em novembro do ano passado sem a porta giratória sob a alegação de que a unidade é uma “agência de negócios”, já que possui apenas 1 caixa e 2 terminais de autoatendimento. O Bradesco diz reconhecer apenas a Lei Federal 7.102/83, que obriga os bancos a somente abrir agências com monitoramento eletrônico, retardamento da abertura do cofre e presença de vigilantes no interior da agência.

Diretores do Sindicato explicaram a clientes e usuários os motivos da paralisação e a importância de lutar por segurança bancária“Contestamos essa postura do Bradesco e exigimos que o Banco cumpra a Lei Estadual de segurança bancária. Sabemos que em todo o Pará o Banco mantém, pelo menos, 32 agências em funcionamento sem as portas giratórias, e por esse motivo, estamos aqui fechando a agência do Bradesco em Marituba para pressionar o Banco a garantir condições dignas de segurança aos bancários, clientes e usuários”, afirma o diretor do Sindicato e funcionário do Bradesco, Saulo Araújo.

Ação surtiu efeito

A paralisação organizada pelo Sindicato surtiu efeito imediato. Ainda pela manhã o setor de relacionamento sindical do Bradesco em São Paulo ligou para os dirigentes sindicais para agendar uma reunião em Belém para o dia 31 de maio, com a finalidade de discutir e dar encaminhamentos no que diz respeito à segurança, assédio moral e outros assuntos.

Faixa do Sindicato mandou um recado claro e objetivo para a direção do Bradesco no ParáE não é a primeira vez que uma paralisação do Sindicato por mais segurança gera uma efeito desse tipo por parte dos Bancos. Em setembro do ano passado a entidade parou a agência do Itaú, também em Marituba, exatamente pela ausência da porta giratória (clique aqui e relembre). O resultado dessa ação sindical foi que a Superintendência do Itaú no Pará reuniu com o Sindicato e assumiu o compromisso de não inaugurar mais nenhuma agência no Estado sem cumprir o que determina a lei estadual de segurança bancária.

“Esperamos que a reunião que teremos com o Bradesco tenha o mesmo resultado positivo que tivemos no Itaú. Mas o fato é que o Sindicato está firme na luta em defesa de mais segurança não apenas para a nossa categoria, mas para a sociedade como um todo”, destaca o diretor jurídico do Sindicato, Sandro Mattos.

Participaram da paralisação do Bradesco em Marituba os diretores do Sindicato Saulo Araújo, Sandro Mattos, Márcio Saldanha, Victor Hugo Lemos, a diretora e também funcionária do Bradesco, Heládia Carvalho e a diretora da Fetec-CUT/CN Eliana Lima.

Paralisação repercute na imprensa

DOL: Sindicato fecha agência por falta de segurança
G1 Pará: Sindicato dos Bancários fecha agência em Marituba

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.