Sindicato irá à justiça contra o Banco da Amazônia pelo desconto dos dias parados

0

Banco da Amazônia agiu de forma antissindical e antidemocrática contra seus empregadosNesta quarta-feira, 23 de janeiro, saiu a folha de pagamento dos empregados do Banco da Amazônia. E, para nossa triste surpresa, vimos que o banco descontou os dias parados durante a greve realizada na Campanha Nacional de 2012. Mais uma vez, o Banco da Amazônia é a única instituição financeira que está fazendo o desconto dos dias parados após uma greve nacional da categoria bancária.

“Repudiamos a atitude do Banco da Amazônia, que se caracteriza claramente como uma prática antissindical, antidemocrática, e que fere gravemente o direito constitucional dos trabalhadores de organizar greve de forma livre e soberana em busca de melhores salários e melhores condições de trabalho. Não aceitamos o desconto dos dias parados durante a greve do ano passado e vamos sim reivindicar o que é de direito da categoria na justiça”, destaca a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Rosalina Amorim.

“Esta foi a 1ª folha de pagamento após o período de compensação. O Sindicato entrará com ação judicial com intuito de reverter a situação. Para isso, os empregados e empregadas do banco precisam entregar cópia de seus contracheques o quanto antes ao Sindicato, para que possamos tomar as providências jurídicas o mais rápido possível”, ressalta o vice-presidente do Sindicato e empregado do Banco da Amazônia, Sérgio Trindade.

Orientações gerais

Os empregados do Banco da Amazônia que tiveram descontados de sua remuneração os dias não compensados, deverão encaminhar ao Sindicato cópia do contracheque que discrimina o desconto, até a próxima sexta-feira (25), para que possamos utilizar como prova na ação judicial que será movida contra o banco.

Ressaltamos que a identidade dos bancários que trouxerem tais documentos será mantida sob absoluto sigilo.

Os documentos devem ser entregues na sede do Sindicato em Belém (Rua 28 de setembro nº 1210, entre Doca e Quinto, Reduto), no horário de 9h às 17h, ou digitalizados e encaminhados para o e-mail da diretoria jurídica da entidade (juridico@bacariospa.org.br)

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.