Sindicato parabeniza Contraf-CUT pelos 17 anos de lutas e conquistas

0

A Confederação é resultado da evolução da organização sindical bancária e nasceu do aprimoramento da experiência com o DNB e a CNB

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) completa 17 nesta quinta-feira (26). A Contraf-CUT é resultado da luta e do aprimoramento da organização sindical bancária, no contexto da retomada das entidades sindicais pelos trabalhadores do início dos anos 1980. O Sindicato dos Bancários do Pará comeora a data e parabeniza à entidade pelos seus 17 anos de vida.

“O Sindicato dos Bancários do Pará se orgulha por fazer parte dessa história de construção diária da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, ao longo desses 17 anos. Muitas lutas, greves, mobilizações foram e estão sendo feitas desde a fundação da Contraf-CUT e o resultado de tudo isso tem sido o fortalecimento da unidade democrática dos trabalhadores e trabalhadoras ramo financeiro, da nossa resistência em defesa do emprego, da remuneração, da saúde, da segurança, da igualdade de oportunidades para a nossa categoria e para a classe trabalhadora. A Contraf-CUT também cumpre papel importante em defesa da democracia no Brasil, do fortalecimento dos bancos públicos e da distribuição igualitária da renda em nosso país. Por isso, parabenizamos todas as companheiras e companheiros que constroem nossa Confederação em todo país, como a companheira Rosalina Amorim, que representa o Pará na diretoria executiva da entidade. Vida longa à Contraf-CUT!”, destaca a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira.

Retrospectiva 

O primeiro passo para uma organização alternativa e, ao mesmo tempo, mais representativa da categoria bancária brasileira ocorreu com a criação do Departamento Nacional dos Bancários (DNB), em 1985, cuja atuação foi essencial para a primeira greve nacional da categoria após o regime militar, organizada naquele mesmo ano. O DNB atuou até 1992, quando foi substituído pela Confederação Nacional dos Bancários (CNB-CUT), de abrangência nacional, porém ainda restrita à categoria bancária. As duas entidades sempre foram reconhecidas pelos trabalhadores como representantes oficiais para as negociações com as instituições financeiras.

A CNB deu lugar à Contraf-CUT em 2006, que foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em 24 de junho de 2008, como representante dos trabalhadores do ramo financeiro.

Com oito federações e mais de 100 sindicatos associados, a entidade coordena hoje o Comando Nacional dos Bancários e representa 94% da categoria em todo o Brasil. A Contraf-CUT também se tornou referência para os trabalhadores de todo o mundo. É filiada à UNI Global Union, sindicato multinacional que representa 20 milhões de trabalhadores do setor de serviços, e integra a diretoria da UNI Américas Finanças.

Fonte: Bancários PA, com informações da Contraf-CUT

Comments are closed.