Sindicato protesta contra horário estendido no Itaú no Dia Nacional de Luta

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Diretoria do Sindicato retardou a abertura da agência Nazaré do Itaú em 1 horaDesde o dia 27 de agosto, o Itaú estendeu o horário de atendimento em 450 agências do Brasil; em Belém a mudança começou a valer desde o dia 26 de novembro em 5 agências da capital. A medida vem prejudicando a vida de muitos bancários que estão com uma sobrecarga de trabalho ainda maior, tiveram que mudar de rotina abdicando os estudos e outros compromissos pessoais, além da insegurança e o medo de sair mais tarde do local de trabalho.

Agência do Itaú Magalhães Barata está funcionando até às 19h, mas hoje o Sindicato fechou às 16hEm protesto, o Sindicato dos Bancários do Pará retardou a abertura da agência Nazaré em 1h no Dia Nacional de Luta, 5 de novembro. A agência é uma das cinco de Belém que teve o horário estendido e atualmente abre das 9h às 16h. Uma outra agência mais próxima, a Magalhães Barata, também foi afetada e funciona das 11h até às 19h. O Sindicato garantiu o fechamento da agência Magalhães Barata às 4 horas da tarde de hoje como parte da ação do Dia Nacional de Luta no Itaú.

Funcionários doi Itaú não recebem hora extra com ampliação do horário de atendimento“O banco simplesmente impôs essa mudança, não consultou as entidades sindicais e tão pouco a categoria. A ampliação do horário de atendimento feita pelo Itaú não está sendo acompanhada da contratação de mais bancários, ao contrário, o Itaú tem demitido mais e explorado mais seus funcionários e vende a falsa ilusão de que essa medida serve para atender melhor seus clientes, tudo isso visando a ampliação dos seus lucros. Não aceitamos esse desrespeito com a nossa categoria”, destaca a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

Ampliação do horário de atendimento no Itaú atropela direitos trabalhistas dos bancáriosAlém dos horários de 9h às 16h e de 11h às 19h, outras agências do Itaú funcionam de 8h às 16h, 11h às 18h e 12h às 20h. O objetivo do Itaú é chegar a 1.500 agências com horários ampliados em todo o país, que segundo o banco, é para atender os clientes que desejam realizar operações de negócios. As outras 5h ou 6h são destinadas para atendimento ao público em geral, conforme determina o Banco Central.

“O Itaú apenas pensou em como aumentar sua lucratividade à custa da extrapolação da jornada de trabalho, pois não houve mais contratações e os bancários estão tendo que trabalhar no limite com medo de ser demitido e nem sequer ter a hora extra paga como é devido”, denuncia o diretor do Sindicato e funcionário do Itaú, Sandro Mattos.

Itaú está proibindo o pagamento de contas de energia em suas agências e transfere a responsabilidade para correspondentes bancáriosMais problemas e nenhuma solução – Além do horário de atendimento estendido, o Itaú vem demitindo e fazendo triagem de clientes para o acesso nas agências. “Na agência Nazaré por exemplo, o cliente ou usuário que pretende pagar sua conta de energia é barrado logo na entrada. Um aviso dá a opção para quem é correntista pagar nos caixas eletrônicos e para quem não é procurar casa lotérica ou correspondente bancário. Itaú estampa aviso da proibição do uso de celular em suas agências, mas não informa o tempo que tem para instalar os biombosAlém disso, o cliente é proibido de usar o celular dentro da agência, devido a uma lei que sequer tem fiscalização, o vigilante que tem que se preocupar com isso, pois segundo a lei cabe a ele esse controle; mas informar ao cliente que o banco tem 120 dias para instalar os biombos segundo a lei estadual, isso o banco não faz”, lembra o diretor do Sindicato e funcionário do Itaú, Victor Hugo.

No primeiro trimestre de 2012, mais de 2.000 bancários foram desligados em todo o país. De abril do ano passado até agora já foram 13.595 demissões. Em contrapartida, o lucro líquido do Itaú de janeiro a setembro desse ano foi de R$10,102 bilhões. Se não fossem as altas e injustificáveis provisões para devedores duvidosos, o resultado seria ainda maior.

A Contraf-CUT encaminhou uma carta para a direção do Itaú durante as negociações da Campanha Nacional dos Bancários 2012 propondo abrir uma discussão sobre emprego, após a Fenaban ter afirmado que o tema deveria ser debatido banco a banco. Porém, nenhuma resposta foi encaminhada até hoje pela empresa.


Fonte: Bancários PA, com Contraf-CUT

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