Sindicato protocola acordo com Banpará para prevenção ao Covid-19

0

O funcionalismo do Banpará conquistou importante vitória para a prevenção da saúde e da vida da categoria frente à pandemia do coronavírus

Na tarde desta quarta-feira 27/05, o Sindicato dos Bancários do Pará e o Banpará protocolaram no Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região um acordo emergencial, a ser homologado judicialmente, que fixa medidas para prevenção e controle da Covid-19 nas unidades da Instituição e protocolos de atendimento aos empregados que apresentarem suspeita ou quando confirmada a contaminação.

Dentre os pontos de destaque do acordo estão:

– A continuidade do afastamento do grupo de risco do trabalho presencial enquanto houver recomendação de isolamento social em decretos governamentais, com a garantia de remuneração integral, incluindo o tíquete;

– O protocolo de afastar a equipe de trabalho em que um bancário estiver positivo pra covid-19, sendo esta condição comprovada por teste ou avaliação médica;

– Testagem de Covid-19 para o funcionalismo que atua na Região Metropolitana de Belém;

– Continuidade da mesa permanente para tratar de novas situações que possam surgir em virtude da pandemia e outros pontos importantes para prevenção e redução de riscos.

“Esse documento é a garantia de que todas as medidas que viemos debatendo e construindo democraticamente com o Banpará em telereuniões realizadas em meio a essa pandemia que tem infectado colegas, clientes, usuários, inclusive com casos de óbitos, que lamentamos profundamente. Ao firmamos esse acordo emergencial ratificamos a luta do Sindicato dos Bancários em favor da saúde e da vida dos nossos colegas no Banco do Estado”, destaca a vice-presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira, uma das responsáveis por acompanhar a construção do documento.

Grupo de risco e linha de frente

A diretora do Sindicato e funcionária do Banpará, Vera Paoloni, que também participou de todo o processo negocial com o Banpará, destaca a importância de manter afastados os funcionários que integram o grupo de risco e com a remuneração integral. Assim como os avanços conquistados para o funcionalismo que está na linha de frente.

“Garantir que colegas do grupo de risco permaneçam afastados enquanto durar o isolamento social, com a remuneração e tíquete inteiros e buscar mais proteção para quem está na linha de frente, mantendo a mesa permanente, esse foi o nosso objetivo ao construir o acordo nas mais de dez reuniões por vídeo que fizemos com o Banpará. Agora é fazer valer o acordo!”

O Banpará ficou de divulgar amanhã (28/05) um comunicado ao funcionalismo do banco, acerca do novo protocolo e procedimentos a serem adotados para a efetivação dos termos do acordo.

Fale com o Sindicato

Em caso de dúvidas sobre o acordo no Banpará, entre em contato com o sindicato pelo nosso site (www.bancariospa.org.br – CONTATO), pelos e-mails ‎presidenciabancarios@gmail.com e ‎juridicobancariospa@gmail.com, ou pelo nosso whatsapp (91) 98426-1399.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.