Sindicato responde à AFBEPA novamente: nossa luta é por um Banpará público, com valorização do funcionalismo e unidade das entidades!

0

Diante de nova nota da AFBEPA sobre o ponto eletrônico, voltamos a responder àquela Associação, ponto a ponto, seus questionamentos e, principalmente, seus ataques à entidade sindical.

Como já afirmamos anteriormente, vamos continuar trabalhando pela unidade das entidades na luta pela manutenção do BANPARÁ, como banco público estadual e pela conquista de mais direitos para o funcionalismo do banco.

No entanto, a cada ataque ou acusação infundada daquela Associação, saberemos responder à altura, para não deixar margem a mal entendidos que maculem a imagem da entidade sindical dos trabalhadores.

Vamos à nota da AFBEPA, comentada pelo Sindicato:

AFBEPA FIRME NA LUTA, VAMOS AO PRINCIPAL!

Sobre a segunda resposta do Sindicato à AFBEPA, não vamos acender fogueira onde estão jogando gasolina, porque essa fogueira não interessa aos interesses dos trabalhadores bancários e bancárias do Banpará. Basta de ataques! Devemos ter maturidade e dizer sempre a verdade.

COMENTÁRIOS DO SINDICATO: é risível a tentativa da AFBEPA de ocultar o inocultável, ou seja, que deseja sim jogar gasolina onde ateou fogo, alimentando uma fogueira que só criará dificuldades para os bancários e bancárias do Banpará. Se desejava realmente apenas discutir pontos de interesses dos bancários, nos parece que o método de polemizar via blog foi o menos acertado. Sobre a disposição da AFBEPA de passar a ter maturidade e dizer sempre a verdade, louvamos como um avanço fenomenal, em que pese o teor do restante da nota, que replicamos abaixo, não apontar para esse caminho.

Vamos ao principal:

1) De uma vez por todas, a verdade é que a AFBEPA não só participou, como deu o tom na negociação da Campanha Salarial 2011, especialmente quando propôs e defendeu a inversão da pauta para começar com as cláusulas econômicas, o que se mostrou correto. A categoria correspondeu, porque viu seus anseios na mesa de negociação, e entrou massivamente em greve, levando o Banco a uma negociação justa e favorável. Assinamos o melhor acordo do Brasil, embora com as ausências, que já estão na Justiça.

COMENTÁRIOS DO SINDICATO: Aqui, não se trata exatamente de uma mentira, mas acreditamos que seja mais um devaneio de quem se acha o “melhor do mundo” combinado com o desconhecimento de como se deram as negociações da categoria bancária nos últimos anos. Em nenhum momento ocorreu uma “inversão de pauta”, até porque as cláusulas econômicas são tratadas nacionalmente pela CONTRAF/CUT, que esse ano manteve a mesma tática de negociação dos anos anteriores.

A cláusula sobre o Ponto Eletrônico não foi negociada na mesa da Campanha Salarial porque era objeto de uma Ação de Cumprimento do ACT 2010/2011, na Justiça do Trabalho, uma vez que o Ponto Eletrônico já consta de quatro acordos coletivos e até hoje nunca foi instalado.

Segundo o que foi acertado entre as entidades, o pedido era pra ser instalado em JANEIRO de 2012. No dia da assinatura do ACT2011/2012 o prazo de instalação apareceu escrito como sendo em maio de 2012. Supomos que esse alongamento do prazo se deu no acordo judicial entre Sindicato e Banco, já que este é um dos pontos da Ação de Cumprimento do ACT 2010/2011.

COMENTÁRIOS DO SINDICATO: Aqui se percebe uma contradição gritante, talvez não uma mentira, onde a AFBEPA tenta se eximir covardemente da sua responsabilidade afirmando que o ponto eletrônico não foi negociado em mesa, mas, ao mesmo tempo, afirma que era para ser instalado em janeiro de 2012. Ora, se não foi negociado, como teria prazo para ser instalado? Visando confundir, supõe que o prazo foi negociado nos autos da ação de cumprimento, ou seja, onde a AFBEPA não teria ingerência.

Visando esclarecer ao conjunto dos trabalhadores do Banpará, afirmamos que não houve negociação do prazo de implantação do ponto eletrônico na ação de cumprimento do ACT 2010/2011. Após a assinatura do ACT 2011/2012, quando as questões levantadas na ação de cumprimento foram ACORDADAS entre o Banco e as entidades, com o conhecimento e assinatura como testemunha da AFBEPA, conforme havia sido discutido e referendado em assembléia, o Sindicato desistiu da ação de cumprimento, pois, se não o fizesse, em vista de um novo acordo coletivo estabelecendo novos prazos, estaria sujeito a condenação por litigância de má-fé.

O que queremos saber é:

1) por que o prazo foi alterado para maio, na Justiça, dentro da Ação (decidida em assembléia pela categoria) patrocinada pelo Sindicato;

COMENTÁRIO DO SINDICATO: O prazo da referida Cláusula não foi alterada no judiciário, pois embora tenhamos ajuizado ação de cumprimento, nova cláusula sobre o assunto foi acordada em mesa de negociação, com a participação das entidades, inclusive essa Associação, fazendo parte do Acordo Coletivo 2011/2012.

2) quais são as compensações para os bancários e bancárias do Banpará diante do alongamento do prazo para o Banco;

COMENTÁRIOS DO SINDICATO: essa pergunta deixamos para a Associação responder, visto que participou de todo o processo negocial, das reuniões e assembléias, onde tinha assento, voz e voto. Veja o que a AFBEPA, em panfleto impresso e distribuído ao final do ano de 2011, sobre a campanha salarial, afirmou: “Em uma mesa de negociação que durou mais de sete horas, as entidades arrancaram o melhor acordo do Brasil, apresentado e defendido pela AFBEPA e demais entidades na assembléia da categoria, e aprovada por ampla maioria pelos bancários e bancárias do Banpará”. É muito estranho a AFBEPA afirmar agora que não sabia os termos do acordo que discutiu com o Banco por longas sete horas, apresentou e defendeu em assembléia, juntamente com as demais entidades, e depois assinou como testemunha.

3) quais as penalidades para o Banco em caso de descumprimento?

COMENTÁRIOS DO SINDICATO: em caso de descumprimento, o Sindicato deverá ingressar com uma Ação de Cumprimento, requerendo pagamento de multa por parte do Banco. Quem decidirá sobre o pagamento de multa ou não será a Justiça do Trabalho.

Direção do Sindicato: pelo amor da categoria, que deseja saber, é possível esclarecer isso? Porque já são duas respostas atacando a AFBEPA, mas esses esclarecimentos, ainda não apareceram.

COMENTÁRIOS DO SINDICATO: possivelmente por se tratar de uma prática constante da AFBEPA, esta se coloca como vítima, afirmando que “já são duas respostas atacando a AFBEPA”, quando o correto seria afirmar que já foram centenas os ataques desferidos pela Associação contra o Sindicato e seus dirigentes, inclusive ações judiciais que foram vencidas pela entidade sindical. Basta ler as duas últimas notas da AFBEPA para ver quem ataca quem, inclusive inventando diálogos que nunca existiram e levantando hipóteses com o objetivo de causar dúvidas no seio da categoria.

2) No mais, estamos muito felizes em ver reafirmado o discurso do Sindicato na defesa dos interesses dos trabalhadores, no entanto, passando do discurso à prática, HOJE, há alguma denúncia aos órgãos de classe como o Ministério Público do Trabalho ou a Gerência Regional do Trabalho e Emprego, antiga DRT, para proteger os bancários e bancárias das tantas irregularidades sofridas no Banpará, que a AFBEPA citou inúmeras vezes, aqui mesmo no Blog? As diretoras sindicais funcionárias do Banpará enxergam essas irregularidades, têm buscado conversar com a direção do Banco sobre o assunto? Seria bom que isso fosse publicado em seu site e todos tivessem conhecimento de quais ações concretas o Sindicato, como substituto processual da categoria, tem levado a efeito pelo bem dos bancários e bancárias.

COMENTÁRIOS DO SINDICATO: mais uma vez a Associação faz cobranças que poderia fazê-las a si mesma. O Sindicato tem por prática cumprir os acordos que faz e as decisões da categoria. Entendemos que a categoria quer a UNIDADE das entidades na defesa de seus interesses. Assim, desde o Encontro dos Bancários do Banpará de 2011 temos envidado todos os esforços para atuar CONJUNTAMENTE com as demais entidades (CONTRAF/CUT, FETEC-C/N e AFBEPA). Portanto, as cobranças de ação do Sindicato por parte da AFBEPA são incabíveis, na medida em que todas as iniciativas relativas ao BANPARÁ foram tomadas e encaminhadas conjuntamente com as demais entidades. No entanto, se a AFBEPA está sugerindo que o Sindicato deixe de cumprir as decisões do Encontro e passe a encaminhar as lutas de forma isolada, deveria deixar isso claro, para não se queixar posteriormente de não ser chamada para discutir essas ações.

3) Quanto à data para formação dos novos representantes, se realmente todos forem liberados, ótimo. O importante é que sejam todos bem capacitados para exercerem suas funções. Foi isso o que pedimos. Queremos, inclusive, retomar um debate iniciado durante a elaboração da Minuta acerca da flexibilização da jornada de trabalho para que nossos representantes possam ter tempo para estudar e melhor se preparar para atuarem nos comitês, pois a responsabilidade e a sobrecarga de trabalho aumentam, para além da jornada. O justo é que possam se preparar antes das reuniões dos comitês, durante o horário de trabalho e, de preferência, conjuntamente.

COMENTÁRIOS DO SINDICATO: felizmente, de todo o teor da nota da AFBEPA, encontramos um ponto em que temos acordo integral. Esperamos que a direção do Banpará esteja sensível a essas necessidades dos membros dos comitês e conselhos.

Estaremos na reunião do dia 06/03/2012, às 18h, nesse Sindicato, para tratar dos interesses e direitos dos bancários e bancárias, como foi, por nós, solicitado.

COMENTÁRIOS DO SINDICATO: O Sindicato está de porta abertas para discutir os problemas de interesses dos bancários, tirando ações CONJUNTAS para sua solução.


Sindicato dos Bancários do Pará


Comments are closed.