Sindicato retarda abertura da agência Belém Centro para cobrar respeito à jornada

0

Faixa-do-Sindicato-dava-o-tom-do-protestoO Sindicato dos Bancários do Pará retardou em 1 hora a abertura da agência Belém Centro do Banpará nesta sexta-feira (8). A faixa fixada na principal entrada da agência Belém Centro, com a frase “ESTE BANCO NÃO RESPEITA SEUS CLIENTES E FUNCIONÁRIOS”, representava a indignação da categoria com a postura do Banpará, que desde o final do mês passado, determinou que suas agências fechem uma hora mais tarde que as demais agências, colocando em risco seus funcionários, clientes e usuários. A justificativa do banco para a mudança é a compensação das horas paralisadas durante a greve.

Odinea Gonçalves criticou o Banpará por descumprir o ACT“Mais uma vez o banco desrespeita seus funcionários ao descumprir o que foi acordado. A compensação é de 1h a mais, mas para trabalho interno. Esse período já é perigoso por ser véspera de final de ano quando os assaltos a banco ocorrem com mais frequência. Só essa semana 3 assaltos foram registrados no interior. Estender o horário em mais 1h é colocar ainda mais em risco a segurança dos bancários. Nossa profissão hoje em dia já é de risco por si só”, argumenta a diretora do Sindicato e funcionária do banco, Odinéa Gonçalves.

Erica Fabiola exigiu respeito à jornada e ao ACT no BanparaOutra queixa dos trabalhadores do Banpará é em relação ao desrespeito à jornada de trabalho e ao não pagamento de horas extras. “A jornada do trabalhador não é respeitada, em especial a dos caixas que deveriam cumprir jornada de 6 horas (é isso mesmo), mas fazem muito mais que isso, e o pior, sem o devido registro, já que o Banpará ainda não implantou o sistema de ponto eletrônico. Isso significa também o não pagamento das horas extras”, lembra outra diretora do Sindicato que também é funcionária do banco, Érica Fabíola.

A manifestação desta sexta deve se repetir em outras agências na próxima semana, até que o banco revogue a portaria que estende o horário de atendimento das agências.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.