Sindicato reúne com SEGUP e MPE pela retomada do GT Estadual de segurança bancária

0

Sindicato quer a retomada do GT estadual de segurança bancáriaA insegurança bancária tem sido pauta na imprensa local a toda semana. Em todas as regiões do Pará, diversos casos de saidinhas, assaltos, arrombamentos de caixas eletrônicos, sequestros de bancários, assassinatos de clientes são noticiados. Com isso, o medo ronda, inevitavelmente, o cotidiano da categoria bancária e da população paraense em geral, sobretudo no interior do Estado, que necessita, urgentemente, de serviços bancários com maior qualidade e mais segurança.

Diante dessa realidade, o Sindicato dos Bancários do Pará reuniu nessa semana, em sua sede, com o secretário adjunto de Gestão Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), coronel PM Mário Solano, e com o promotor de justiça do Ministério Público do Estado, Ivanilson Raiol. O principal objetivo da reunião foi a tentativa de retomar as reuniões mensais do Grupo de Trabalho (GT) estadual de segurança bancária.

De acordo com Sandro Mattos, diretor do Sindicato e representante da Fetec Centro Norte no coletivo nacional de segurança bancária, o GT estadual de segurança bancária criado em 2007 no Governo Ana Júlia (PT) e extinto em 2010 no atual Governo Jatene (PSDB), reunia o Sindicato dos Bancários, dos vigilantes, dos transportadores de valores em carro forte, representantes dos bancos, Ministério Público e Governo do Estado, e foi responsável por encaminhar diversas iniciativas em prol da segurança que se tornaram Leis no Estado.

“Podemos citar os casos da Lei 7.013/07, que prevê a instalação obrigatória de portas giratórias com detector de metais em todas as agências bancárias que atuam no Pará, da Lei 7.670/12, que prevê a instalação obrigatória de biombos nas áreas de caixas físicos e eletrônicos, como resultado da produção do GT estadual de segurança bancária, onde nós trabalhadores poderíamos propor iniciativas que responsabilizavam os bancos e o Estado em garantir segurança bancária à sociedade paraense. É por isso que insistimos pela retomada do GT”, afirma Sandro Mattos.

Próximos passos – Os representantes do Governo e do MPE presentes na reunião concordaram com a proposta do Sindicato de retomar o GT estadual de segurança bancária. Como encaminhamento da reunião, o Sindicato se comprometeu em chamar uma nova reunião, prevista para setembro, sendo esta mais ampliada e que deve contar também com a presença dos sindicatos dos vigilantes e dos transportadores de valores, assim como representantes de cada banco que atua no Estado.

Tentativa de assalto – Enquanto a reunião ocorria na sede do Sindicato, mais uma tentativa de assalto a banco era registrada. A ação, que mais parecia um trote ou filme de suspense, foi vivida por uma bancária que passou momentos de terror durante o expediente no Banpará, em Altamira, oeste do Pará.

Ao atender uma ligação no telefone fixo da agência, do outro lado da linha, um criminoso exigia que cerca de R$160.000,00 reais fossem depositados em duas contas, caso contrário ela seria executada ali mesmo, na frente de todos os colegas e clientes.

As ordens teriam sido dadas de dentro da agência, pois o acusado também descreveu as características da bancária e de outras pessoas que estavam próximas a ela. A polícia foi acionada antes de o assalto ser consumado, porém nenhum suspeito foi preso.

Assim que o Sindicato teve conhecimento do caso, entrou em contato com a vítima para orientá-la a registrar um boletim de ocorrência e também para acompanhar o atendimento médico e psicológico que o banco tem dado à bancária.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.