Sindicato reúne novamente com a Segup em busca de melhorias na segurança bancária

0

Já são 24 ocorrências de violência contra a bancos no Pará em 2019, sendo 16 assaltos consumados e 8 tentativas. Esse número representa um crescimento de 25% comparado com o mesmo período, de 1º de janeiro à 7 de junho de 2018, quando o número de casos registrados pelo sindicato foram 18.

Diante do aumento das ocorrências de assaltos a bancos no Pará, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social – Segup, chamou o Sindicato dos Bancários, representantes de empresas de transporte de valores e diversos setores policiais especializados em segurança bancária, sobretudo das áreas de inteligência da Polícia Civil e de repressão da Polícia Militar, para discutir medidas que ajudem a melhorar o combate aos assaltos a bancos e carros fortes em todo o estado.

Sandro Mattos, diretor do Sindicato, em intervenção durante a reunião

Demandas dos bancários – Na oportunidade, a vice-presidenta do Sindicato dos Bancários, Tatiana Oliveira e o diretor do Sindicato e membro do Comitê Nacional de Segurança Bancária, Sandro Mattos, que foram as únicas vozes representativas de trabalhadores no encontro criticaram a ausência dos representantes dos bancos em mais uma reunião convocada pela Segup para discutir a segurança bancária no estado.

Além disso, os dirigentes sindicais cobraram a ampliação do contingente policial na inteligência e repressão de roubos a bancos e uma relação mais estreita com as polícias para denunciar as ocorrências de assaltos a bancos.

Respostas do Estado – A Segup informou que tem trabalhado para prevenir e solucionar as diversas ocorrências de assaltos a bancos registrados esse ano, inclusive com a ampliação em dobro da equipe de delegados e investigadores da polícia civil especializados em roubos a bancos, o que tem proporcionado esclarecimento de 80% dos casos no que diz respeito à identificação de criminosos, apreensão de materiais utilizados nas ações das quadrilhas e decretação de prisões.

Dentre os encaminhamentos apontados na reunião estão:

– Aperfeiçoar medidas emergenciais nas ações policiais de combate a roubos a bancos, que por questões de segurança e privacidade não serão detalhadas aqui;

– Viabilizar a construção de um núcleo policial regional em Marabá especializado em roubo a banco;

– Criar um núcleo fechado para troca de informações entre polícias, bancos, empresas de transporte de valores e trabalhadores do ramo financeiro.

O Secretário Adjunto de Segurança que presidiu a reunião, Rômulo Rodovalho, reafirmou o interesse da secretaria em retomar na prática o Grupo de Trabalho de Segurança Bancária, com indicativo de uma nova reunião para o dia 8 de julho.

“Nosso principal objetivo nessa reunião foi reafirmar a necessidade da retomada efetiva do GT de Segurança Bancária, que é fundamental para avançarmos em melhorias na segurança bancária do Estado. Agradecemos pela realização dessa segunda reunião, porque entendemos que foi mais um passo rumo a esse trabalho conjunto em prol da melhoria da segurança pública e bancária no Pará”, destaca o dirigente sindical, Sandro Mattos.

Tatiana Oliveira, vice-presidenta do Sindicato, fala durante audiência na Segup

“Achamos importante as informações repassadas de ampliação do contingente policial, de estruturação do sistema de inteligência para combater os assaltos a bancos no estado e de criação de um núcleo especializado em roubos a bancos em Marabá, que é uma demanda da nossa categoria. Sabemos que ainda é preciso avançarmos em muitos outros pontos e entendemos que é fundamental a participação dos representantes dos bancos nesse grupo de trabalho que será retomado, pois temos muitas propostas a debater com eles para garantir mais segurança e mais tranquilidade para a categoria em seus locais de trabalho, sobretudo nos municípios mais distantes da região metropolitana de Belém”, afirma a vice-presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.