Sindicato Solidário chega às famílias desabrigadas em Marabá

0

As cheias dos rios Tocantins e Itacaiúnas, em Marabá, sudeste paraense, ocorre todo ano, e contra um fenômeno da natureza, não há ação humana que possa impedir o aumento do nível das águas; mas pode minimizar o sofrimento das cerca, de pelo menos, 3.410 famílias atingidas, segundo levantamento da prefeitura da cidade.

“É um momento muito difícil pra nossa cidade, a previsão infelizmente é do rio continuar subindo; mas a gente acredita que chuva é coisa boa. A gente passa por esses perrengues, mas chuva é coisa boa. Desde já, a gente sabe que isso é pouco, mas eu posso falar em nome da diretoria do Sindicato dos Bancários, é uma satisfação a gente poder fazer isso”, afirma o diretor do Sindicato na região, Wellington Araújo.

Na tarde de ontem (18), ele e representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) entregaram 44 cestas básicas, além de máscara e álcool em gel; para famílias do bairro Independência. “Por isso a gente pediu pro Sindicato dos Bancários pra gente priorizar essa região que a própria secretária de assistente social disse que ainda não conseguiu atender aqui essa região”, explica Joarez Oliveira (MAB), que junto com outras pessoas do Movimento fez o cadastro de quem que iria receber as doações.

“Agradeço pelo Sindicato Bancário que ‘tá’ trazendo esse rancho pra nós num momento muito difícil da nossa vida. Eu mudei hoje, uma situação muito difícil ali no ginásio; e agradeço por tudo que vocês ‘trouxe’ pra nós, e pela nossa saúde, por tudo”, diz emocionada a dona de casa, Maria de Fátima.

A corrente de união, amor e respeito à vida faz parte do movimento “Sindicato Solidário”, uma mobilização das entidades sindicais, federações e categoria bancária, que surgiu no primeiro ano de pandemia; veio para ficar e chegou no mesmo dia em que a dona Maria de Fátima, teve que se mudar com toda a família, para um dos abrigos disponibilizados pela prefeitura, após a casa dela ser invadida pela enchente.

Solidariedade continua

A subsede do Sindicato em Marabá se juntou à Ordem dos Advogados do Brasil-Subseção Marabá para uma campanha de arrecadação de produtos de higiene e limpeza, alimentos não-perecíveis e água mineral para as famílias atingidas pelas cheias dos rios.

O ponto de coleta é a sede da OAB, na cidade, na Av. Vp8, Folha 26, Qd. 1, Lt. 17/18 – Nova Marabá, das 9h às 18h.

Maior desastre natural dos últimos 10 anos

Segundo o Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da secretaria estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), o nível do Rio Tocantins atingiu, ontem (18), a marca de 13,04 metros – sete metros além do habitual e 16 centímetros acima dos 12,88 metros registrados há apenas dois dias.

Classificado pela prefeitura de Marabá como “um dos maiores desastres naturais [local]dos últimos dez anos”, a cheia dos rios Tocantins e Itacaiúnas já afetou ao menos 3.410 famílias residentes na cidade.

Segundo a prefeitura, os desabrigados estão sendo levados para abrigos públicos onde recebem alimentação, água potável, material de higiene pessoal, assistência médica – incluindo vacinas contra a covid-19 – e apoio psicossocial. Quase todos os itens de primeira necessidade foram fornecidos pelo governo estadual, que está cadastrando as famílias atingidas pelas enchentes para repassar, a cada uma delas, um auxílio emergencial equivalente a um salário mínimo (R$ 1.212,00), liberado em uma única parcela.

Fonte: Bancários PA com Agência Brasil

Comments are closed.