Sindicato realiza primeira reunião com nova presidenta do Banpará

0

PCS; antecipação da PLR; vacinação h1n1; protocolos de Covid-19; comissões, funções e agências foram alguns pontos tratados na reunião

Na tarde dessa quarta-feira, 19 de janeiro, ocorreu a primeira reunião entre Sindicato dos Bancários do Pará e a presidenta do Banpará, Ruth Pimentel Méllo, a primeira mulher a presidir o Banco do Estado. O encontro correu de forma virtual.

Assuntos que a categoria considera vitais foram apresentados pela presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira e pela vice-presidenta, Vera Paoloni, como: promoção via PCS; antecipação da PLR para fevereiro; retomada da revisão de funções, iniciando pelas agências; renovação do acordo da EC 103; mesa permanente e revisão de alguns protocolos, para tentar conter a alta contaminação por Covid-19 no banco, dentre outros pontos.

Pandemia e protocolos

A presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira, agradeceu a reunião, desejou êxito à nova presidenta à frente do banco e destacou que a alta de Covid-19 exige revisão nos protocolos e ampliação urgente do teletrabalho. A presidenta do banco informou que o teletrabalho, onde couber, está na ordem do dia do Banpará.

Sobre protocolos internos de Covid-19, a vice-presidenta do Sindicato, Vera Paoloni, ressaltou que é urgente revisar, ajustar o encaminhamento e o reembolso de testes de Covid-19 dos funcionários.

Devido à alta desenfreada de Covid-19, a proposta do Sindicato é que: os bancários com sintomas gripais, ou que tiverem contato com casos positivos para o coronavírus, sejam encaminhados direto à testagem em farmácias, ou onde houver o teste, com reembolso integral e não apenas de R$ 60,00.

Vera explicou que o teleatendimento da Unimed dura, em média, 7 horas; e o presencial, até 5 horas, sendo este um risco grande de contaminação. E que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão com filas quilométricas. A presidenta do Banpará acolheu a proposta e ficou de dar uma resposta.

PLR e PCS

O Sindicato destacou que o funcionalismo do Banpará pede a antecipação da PLR para fevereiro. E a promoção pelo PCS.

EC 103

Outro ponto que a entidade sindical destacou foi que, antes do encerramento do acordo da EC 103, em dezembro de 2021, enviou ao banco um ofício para solicitar mesa de negociação sobre o assunto, onde antecipou a importância de o acordo ser renovado. Ruth Mello ficou de analisar com brevidade e responder.

“A transmissão desenfreada da Covid-19 exige rapidez na proteção, boas máscaras e afastamento imediato de sintomas gripais, sem a necessidade de teste, pois este está ficando uma raridade, ou muito caro ou, ainda, em longas filas na rede pública”, destaca a vice-presidenta do Sindicato e funcionária do Banpará, Vera Paoloni.

Confira o resumo dos pontos abordados e que o Sindicato aguarda resposta do Banpará:

1. Vacinação contra h1n1:
– Reeditar a vacinação massiva, em área do banco, a exemplo do que foi feito no início de maio. 2020;
– Reeditar protocolos de Covid-19;
– Rever o protocolo de encaminhamentos a testes, visando torná-lo melhor e mais ágil. Hoje, o bancário com sintomas gripais é encaminhado à Unimed para testes, ou às UBS. A Unimed demora de 6 a 7 horas para efetivar um atendimento no teleatendimento e as UBS estão com filas enormes. A sugestão do Sindicato é enviar direto às farmácias que ainda têm testes e com o reembolso integral do valor e não os R$ 60,00 que são atualmente reembolsados.
– Sindicato também solicita o máximo possível de teletrabalho, a fim de reduzir a aglomeração e o risco de contágio.

2. Sindicato solicita a renovação do acordo firmado sobre a EC 103.

3. Sindicato relembra e solicita a promoção via PCS.

4. Também solicita a antecipação de PLR para fevereiro.

5. Sindicato propõe que haja um calendário de mesa permanente entre as instituições.

6. Solicita o número de positivados por Covid-19, em 2022, no Banpará.

7. Reafirma a necessidade urgente de se retomar o estudo de funções, iniciando pelas agências.

8. Solicita que os processos seletivos de comissionamentos sejam públicos.

Banpará responde oficialmente às demandas do Sindicato

Nessa quinta-feira 20, o Banpará respondeu através de ofício que as áreas internas do banco que possam exercer atividades em regime remoto já foram orientadas a adotar essa prática; e reafirmou compromisso com os cuidados das medidas de contenção da propagação do vírus: uso de máscaras, álcool em gel, higienização das mãos, distanciamento social etc; bem como a realização de revezamento de escala de horário, se possível, com a emissão do Comunicado da Diretoria nº 01/2022.

Além disso, o banco também informou que sua área administrativa já atua junto às secretarias municipais e estaduais para inclusão do funcionalismo do Banpará no cronograma de vacinação contra a Gripe/Influenza.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.