Recuperado: Edinaldo Cardoso, bancário do BB, teve alta

0

Foram 73 dias hospitalizado, 20 deles dentro de uma UTI, intubado. Até que na última segunda-feira (29), Edinaldo Cardoso da Silva, bancário do Banco do Brasil em Oriximiná, oeste do Pará, recebeu a notícia que ele e a família mais aguardavam: a de que finalmente Edinaldo poderia voltar pra casa, pois estava recuperado da Covid-19.

“Foi a melhor sensação possível que tive naquele dia, depois de ter sobrevivido a essa doença, de ter saído de um estado gravíssimo, creio que Deus operou milagre na minha vida”, conta emocionado.

Os primeiros dias de internação do bancário foram no Hospital Municipal de Oriximiná, quando ele ainda apresentava manifestações leves da doença como febre, tosse e fraqueza, mas de forma repentina, os sintomas se agravaram. “Fiquei com muita falta de ar, dor nas costas, dependendo de oxigênio”, lembra.

Até que dias depois a equipe médica que atendia o bancário, que faz parte do grupo de risco, o cadastrou na central de leitos e ele foi transferido para a capital.

Durante esse tempo, entre dias de leves melhoras e muitas pioras, segundo o boletim médico diário, a família de Edinaldo precisou de ajuda financeira. Foi então que bancários e bancárias da região Oeste criaram um grupo virtual solidário para auxiliar nas despesas do acompanhante dele, já que o plano de saúde e nem o banco cobriram, e somente o salário do bancário não estava sendo o suficiente para custear os gastos na capital e também da família dele que ficou em Oriximiná.

“Eu sou eternamente grato a cada um que contribuiu financeiramente para minha recuperação e tratamento, ajudou bastante, foi bem-vindo, que Deus abençoe a cada coração solidário. Meu muito obrigado”, agradece.

Já em casa, Edinaldo faz o pós-tratamento cercado de amor e cuidado aguardando pela próxima boa notícia: o dia dele ser vacinado.

Segundo o vacinômetro divulgado pela Prefeitura Municipal de Oriximiná, entre primeira e segunda etapa da vacina contra a Covid-19, 6.041 doses já foram aplicadas em profissionais da saúde e segurança, idosos acima de 75 anos e povos indígenas.

Vacina já!

Assim como Edinaldo, o Sindicato dos Bancários não só aguarda, mas tem lutado incansavelmente em busca da inclusão da categoria bancária como prioridade na vacina contra a Covid-19. No Pará, são cerca de 9 mil bancários e bancárias na ativa, a maioria deles está na linha de frente no atendimento à população nas agências bancárias.

“Um dia depois que nosso colega Edinaldo voltou pra casa, a categoria bancária perdeu mais um colega para a covid-19, gerente do Banpará em Viseu. E desde que a pandemia começou, nossos dias são entre boas e péssimas notícias, tentando proteger ao máximo todos os bancários e bancárias do Pará. Conseguimos, logo no início dessa crise sanitária, isolar o grupo de risco. Desde o início do ano estamos em busca de conseguir a inclusão da categoria como prioridade no calendário de vacinação, devido a alta exposição diária que eles sofrem de uma infecção ou reinfecção. Ontem tivemos uma reunião com a prefeitura de Belém para defender nosso pedido e hoje visitamos algumas agências do Banpará na capital que só corroboram o nosso apelo diante de filas quilométricas e muita aglomeração, situações favoráveis para a disseminação do vírus”, destaca a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira.

Calendário da corrida pela vacina

. Na tarde desta quarta-feira (31), o Sindicato conseguiu uma telereunião com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) e com o gabinete do vice-prefeito Edilson Moura, para reforçar o pedido de inclusão da categoria bancária no grupo de prioridade de vacinação.

. Na terça-feira (30), a vereadora Bia Caminha (PT) e o vereador Dinelly (PSC), bancário aposentado da Caixa, protocolaram requerimento na Câmara Municipal de Belém com o mesmo pedido.

. . Na quinta passada (25) foi a vez da vereadora Lívia Duarte (PSOL) levar a solicitação da entidade ao prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

. Dois dias antes (23) foi a vez de a deputada estadual Marinor Brito (PSOL), se sensibilizar com a categoria e corroborar o pedido do Sindicato junto ao governador do Pará, Hélder Barbalho.

. Na segunda-feira (22), o deputado estadual Carlos Bordalo (PT), que também é presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado, encaminhou moção de urgência ao Governador Helder Barbalho (MDB) para incluir a categoria bancária no grupo de prioridade de vacinação.

. No dia 7 de janeiro, o Sindicato protocolou ofício ao Governo do Pará, Prefeitura e vice-prefeitura de Belém, além das gestões municipais de outros municípios paraenses.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.