Uepa oferece acompanhamento clínico para pacientes recuperados de Covid-19

0

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Ambulatório de Doenças Cardiorrespiratórias da Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto/CER II), em Belém, iniciou o programa de acompanhamento clínico para pessoas já recuperadas da Covid-19. O programa destina-se a maiores de 18 anos que já foram diagnosticados e concluíram o ciclo de manifestação do vírus. O atendimento é destinado tanto aos recuperados que confirmaram a doença por meio de algum teste, ou apenas apresentaram sintomas característicos da infecção pelo novo Coronavírus.

Inicialmente, haverá um pré-cadastro. Após esse registro, uma equipe fará uma triagem por meio de contato telefônico com os pacientes cadastrados e obterá mais detalhes clínicos, o que permitirá alocá-los para avaliação, dependendo da necessidade. A avaliação presencial dos pacientes triados e alocação nos diferentes serviços será a terceira etapa do programa. Interessados devem enviar mensagem de WhatsApp aos seguintes números: (91) 98198 – 8745; (91) 98118-2421; (91) 98118-2422 ou (91) 98237-9488. Para este mês de julho, o pré-cadastro já encerrou. Interessados no atendimento devem contatar o serviço a partir de 17 de agosto.

Além da avaliação médica, o paciente poderá realizar exames de espirometria e tomografia computadorizada de tórax, avaliação fisioterapêutica e reabilitação pulmonar, dependendo de cada necessidade. Posteriormente, existe também a possibilidade de inclusão em outros serviços oferecidos pela Unidade como, por exemplo, acompanhamento psicológico e nutricional.

Os atendimentos ocorrem de segunda a quinta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. A proposta é atender em torno de 35 pessoas por dia. Aos pacientes selecionados, serão exigidos presencialmente, durante a avaliação, os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa é coordenada pelo professor Fábio Falcão, por meio do projeto intitulado Acompanhamento clínico de pacientes recuperados de COVID-19. A equipe é composta por mais de dez pessoas, incluindo professores, alunos e profissionais da saúde, tendo como objetivo avaliar os diversos impactos da doença no organismo dos pacientes, bem como acompanhar e reabilitar pessoas que ficaram com lesões e sequelas.

Para o professor, tão importante quanto tratar a infecção, é recuperar e acompanhar as sequelas e lesões deixadas pela doença, permitindo que os acometidos voltem aos estados pregressos. “Trata-se de um programa ambulatorial inédito no Estado do Pará, que avalia os diferentes impactos da Covid-19 nos pacientes em fases crônicas (pós doença), incluindo sintomas respiratórios, dermatológicos, urológicos, além de reabilitação pulmonar, acompanhamento clínico geral, psicológico, nutricional, entre outros”, afirma.

Serviço

Programa de acompanhamento clínico para recuperados de COVID-19
Faixa etária: Somente para maiores de 18 anos
Telefones para contato a partir de 17 de agosto: (91) 98198 – 8745; (91) 98118-2421; (91) 98118-2422; (91) 98237-9488
Local: Ambulatório de doenças respiratórias da Ueafto/Uepa. Centro Especializado em Reabilitação (CER II) – bloco D, sala 17
Endereço: Avenida Rômulo Maiorana. 66095-520. Marco. Belém-Pará

 

Fonte: Uepa

Comments are closed.