Unidade marca o 4º Encontro dos Bancários e Bancárias do Banpará

0

Minuta específica dos funcionários do Banpará foi aprovada por unanimidade ao final do EncontroBancários e bancárias das regiões Sul, Sudeste, Oeste, Nordeste e também da capital paraense aprovaram por unanimidade a minuta de reivindicações específicas da categoria do Banpará durante o 4º Encontro dos trabalhadores da instituição, no último sábado (24), no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região em Belém.

Rosalina Amorim fez um chamado à unidade entre a categoria para mais uma campanha específica vitoriosa para os trabalhadores e trabalhadoras do Banpará“A aprovação da minuta por unanimidade foi graças à unidade de toda a categoria aqui presente. Essa unidade também nos trará, com certeza, mais uma Campanha Específica vitoriosa, como tem sido ao longo dos últimos cinco anos. Já demos o pontapé inicial, agora a tarefa de todo o funcionalismo do Banpará é participar das mobilizações e se engajar nas atividades da Campanha Específica 2012 no banco”, destacou a presidenta do Sindicato dos Bancários, Rosalina Amorim.

“É importante que essa unidade também esteja presente durante toda a Campanha Nacional. Aqui no Pará, teremos uma mesa de negociação difícil com o Banpará, que já deu provas do quanto não respeita seus funcionários e nos últimos meses já descomissionou vários bancários”, ressaltou o diretor da Contraf-CUT, Adilson Barros.

Adilson Barros, da Contraf-CUT, reforçou a importância da unidade para o enfrentamento com o Banco durante a Campanha desse anoNa minuta específica, os trabalhadores e entidades sindicais definiram quais são suas prioridades para esse ano: mapeamento e divulgação das reformas nas agências de todo o Estado; contratação de mais bancários através de concursos públicos; transparência no processo seletivo interno; fim das metas para progressão de carreira; e que o transporte de valores seja feito por empresas especializadas e não mais por bancários.

Encontro serviu para o funcionalismo do Banpará definir suas prioridades para a campanha específica em 2012“Essa necessidade da contratação de empresas de segurança para o transporte de valores é gritante no interior do Pará. Nós bancários acabamos sendo alvos fáceis dos criminosos quando assumimos essa responsabilidade que nunca foi nossa. Por isso, sugiro que o Banco apresente a nota fiscal de serviço da empresa de transporte de valores para que possamos monitorar onde esse tipo de transporte não é feito por bancários”, propôs um bancário que sofreu tentativa de seqüestro no início do ano.

Ainda segundo ele, o Banco pagava cerca de cem reais para que um policial militar fizesse a segurança dele durante o transporte de valores. “Por conta de todo esse descaso do Banco, que nem sequer pagou as despesas da minha transferência, entrei com um processo na justiça do trabalho contra o Banpará e agora estou sofrendo vários tipos de retaliações. Já fui afastado de minhas funções e também estou respondendo processo administrativo que eu nem sei o motivo”, finalizou.

Érica Fabíola defendeu critérios claros e objetivos para os comissionamentos e descomissionamentos no BanparáOutra prioridade são os critérios claros e objetivos para os comissionamentos e descomissionamentos. “Quando um bancário é descomissionado não é só uma gratificação que ele está perdendo, ele perde também a própria dignidade, porque ninguém do Banco informa a ele qual foi o seu erro para que ele possa pelo menos ter a chance de corrigi-lo”, afirmou a diretora do Sindicato e também funcionária do Banpará, Érica Fabíola.Odinéa Gonçalves defendeu a instalação imediata do Ponto Eletrônico no Banpará

Os bancários também exigem a instalação imediata do ponto eletrônico. “Só com a instalação do ponto eletrônico é que daremos fim de uma vez por todas do banco de horas, sinônimo de prejuízo ao trabalhador que acaba não tendo como provar e receber o pagamento elas horas trabalhadas a mais além da sua jornada”, disse a diretora do Sindicato e também funcionária do Banpará, Odinéa Gonçalves.

Durante o Encontro, a diretora da Fetec-CUT/CN e também da CUT-PA, Vera Paoloni sugeriu que durante a Campanha Nacional seja lançada a campanha “+ Saúde – Metas”, a qual foi reforçada pela presidenta do Sindicato com outra formulação: “Mais saúde e NÃO às metas”, aceita por todos os participantes do evento.

“Essa jornada excessiva e a imposição desumana pelo cumprimento das metas tem causado o adoecimento de muitos trabalhadores, por isso a necessidade de uma campanha que combata esse tipo de abuso, de assédio moral”, reforçou Vera Paoloni.


Diretora do Sindicato em Marabá Heidiany Moreno apresentando aos bancários as reivindicações específicas da região Sudeste do ParáOs trabalhadores e trabalhadoras do Banpará também aprovaram moções de repúdio contra o transporte de valores feito de forma irregular e ao Projeto de Lei do Governo do Estado nº 210/2011, mais conhecido como Parceria Público Privada, aprovado na semana passada pela base aliada do governo Jatene que pretende privatizar 14 setores públicos, entre eles o Banpará, importante tanto para a sociedade como para o funcionalismo do Banco; e em apoio ao movimento ‘Xingu Vivo Para Sempre’.

 

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.