Vacina chegou e bancários iniciam imunização contra Covid-19 em Belém

0

Luta da categoria bancária fez de Belém a primeira capital do Brasil a vacinar a categoria bancária e na sede do sindicato

O grande dia chegou! Após mais de um ano de pandemia da Covid-19, a imunização dos bancários e bancárias de Belém teve início na manhã desse sábado (26) e continua no domingo (27), de 9h às 17h, na sede do Sindicato dos Bancários do Pará.

A capital do Estado foi a primeira do Brasil a vacinar a categoria bancária como grupo prioritário, graças às lutas e mobilizações do Sindicato dos Bancários em defesa da saúde e da vida da categoria.

“Hoje é um dia muito importante, a gente já vem desde o início do ano nessa luta pela vacinação da categoria bancária no Pará, e conseguimos fazer com que Belém fosse a primeira capital do Brasil a imunizar os bancários e bancárias como grupo prioritário. Estamos muito contentes com essa conquista, agradecemos à Prefeitura de Belém e à Secretaria Municipal de Saúde pela sensibilidade de atender nossa reivindicação que beneficia não apenas a nossa categoria, mas toda a sociedade que utiliza os serviços bancários na capital paraense”, afirma a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira.

Ansiedade e alegria

Desde que o Sindicato divulgou a conquista da vacina no último dia 23/06, um misto de ansiedade e alegria tomou conta do sentimento da categoria bancária em Belém.

Prova disso foi a bancária Natália Cavalcante e o bancário Maurício Botelho, ambos funcionários do Bradesco, na Agência Presidente Vargas. Eles chegaram às 4h da madrugada na sede do sindicato, para garantir a vacinação e não esconderam a felicidade de receber a primeira dose do imunizante contra a Covid-19.

“Eu estava muito ansiosa, não apenas pela vacina em si, mas por tudo que ela representa para gente nesse momento, por tudo o que a gente passou, por toda a nossa trajetória nessa pandemia, todo dia trabalhando para atender a população em condições muito difíceis. Por isso eu estava tão ansiosa, queria chegar logo aqui, mas hoje eu estou só felicidade, muito feliz e muito grata por essa grande conquista”, afirma Natália Cavalcante.

“Eu também estava muito ansioso, cheguei aqui de madrugada para aproveitar essa oportunidade e prestigiar essa conquista da luta do nosso Sindicato, pois o dia de hoje é só de alegria”, comemora Maurício Botelho.

 

Logística da vacinação

A Sesma destinou 2 mil doses de vacinas da Pfizer para imunizar a categoria bancária nesse final de semana, em Belém, sendo o plano inicial de 1 mil doses para serem aplicadas no sábado (26) e as 1 mil restantes para o domingo até às 18h, mas a Secretaria Municipal de Saúde reavaliou sua logística de vacinação e solicitou encerramento das atividades às 17h.

O boletim desse primeiro dia de vacinação bancária computou de 837 doses aplicadas. Os trabalhos serão retomados nesse domingo às 9h e seguirá até às 17h.

“Nós passamos por diversas fases da imunização em Belém, estamos hoje na 4ª fase da vacinação, desde a última quarta-feira (23) nós iniciamos a vacinação dos rodoviários e hoje aqui iniciamos a imunização dos bancários, que são categorias que trabalham todos os dias com grande público, têm contato muito grande com a população, basta ver os ônibus nas ruas e as agências bancárias sempre lotadas com pagamentos de auxílios e benefícios. Estamos avançando com a imunização e esperamos alcançar toda a população o mais breve possível”, destaca o diretor de vigilância da Sesma, Cláudio Salgado.

“A categoria bancária é uma das categorias de trabalhadores que não parou e, mesmo no auge da pandemia continua trabalhando e prestando toda assistência à população de um modo geral, com os auxílios emergenciais e outros benefícios. Então, acho que é merecida essa vacinação da categoria bancária, nós da Prefeitura de Belém estamos muito felizes por essa parceria com o Sindicato dos Bancários, para proteger essa categoria tão importante para nossa sociedade”, ressalta o vice-prefeito de Belém, Edilson Moura.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.