Vacina já: Bancários de Breves entregam ofício ao secretário de administração e procurador do município

0

61,1% dos bancários e bancárias que responderam à pesquisa “Covid-19 no ambiente de trabalho”, feita pelo Sindicato com a categoria no período de 22 de abril a 5 de maio, não faz parte do grupo de risco, ou seja, estão em trabalho presencial ou híbrido.

O bancário da Caixa em Breves, Fagner Miranda, faz parte desse grupo que está na linha de frente, atendendo diariamente clientes e usuários, na única agência do banco em toda a Ilha do Marajó.

Desde o início da crise sanitária no Brasil, a única vez que ele interrompeu suas atividades como bancário foi quando teve covid-19, em abril do ano passado, e por isso pôde ficar em casa. Assim que se recuperou voltou ao trabalho presencial e desde lá nunca mais parou, porque ele e cerca de 9.000 bancários e bancárias do Pará fazem parte de uma categoria considerada essencial nessa pandemia conforme Decreto Presidencial nº 10.282, de 20 de março de 2020.

Mesmo adotando todos os protocolos e medidas que visam mitigar o risco de contaminação nas agências bancárias, o risco ao qual estamos expostos continua muito elevado, por isso é urgente a inclusão da categoria bancária como grupo prioritário no Plano Nacional de Imunização. Recentemente perdemos um colega que não resistiu às complicações causadas pela Covid-19”, lamenta o bancário.

Ontem (26), ele e um grupo de bancários e bancárias das outras agências da cidade entregaram um ofício, produzido e assinado pelo Sindicato, ao secretário de administração e ao procurador do município, com pedido de inclusão da categoria como prioridade na imunização.

Defendemos a vacinação de todos; porém a nossa categoria está na linha de frente desde o início da pandemia e foi colocada à margem do Plano Nacional de Imunização”, comenta Fagner.

O mesmo documento já havia sido encaminhado por e-mail à prefeitura municipal no início do ano, assim como foi feito em outras várias cidades do interior do Pará “Infelizmente por conta do quantitativo reduzido que temos de dirigentes liberados, muitos desses fazem parte do grupo de risco e ainda não estão com o ciclo vacinal completo, não conseguimos chegar presencialmente em todos os municípios do nosso estado, como realmente gostaríamos. E contar com a colaboração de bancários e os colegas de Breves, nessa luta pela inclusão da categoria na prioridade da vacina, é muito importante; e por isso convidamos outros bancários e bancárias que quiserem e puderem fazer o mesmo que ele, a entrarem em contato com a gente e pedir o ofício. Esse contato presencial, seguindo todas as recomendações de prevenção, tem muito mais força que o virtual”, destaca a presidenta do Sindicato e bancária da Caixa, Tatiana Oliveira.

O contato pode ser feito via Whatsapp Bancário (91) 98426-1399, Fale Conosco ou redes sociais.

Calendário da corrida pela vacina

. No dia 7 de janeiro, o Sindicato protocolou ofício ao Governo do Pará, Prefeitura e vice-prefeitura de Belém, além das gestões municipais de outros 46 municípios paraenses.

. No dia 22 de março, o deputado estadual Carlos Bordalo (PT), que também é presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado, encaminhou moção de urgência ao Governador Helder Barbalho (MDB) para incluir a categoria bancária no grupo de prioridade de vacinação.

. Um dia depois (23) foi a vez da deputada estadual Marinor Brito (PSOL), se sensibilizar com a categoria e corroborar o pedido do Sindicato junto ao governador do Pará, Helder Barbalho.

. No dia 25 do mesmo mês, foi a vez da vereadora Lívia Duarte (PSOL) fazer o mesmo pedido junto ao prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

. No dia 30 de março, os vereadores Bia Caminha (PT) e Dinelly (PSC e aposentado da Caixa) requereram a inclusão da categoria na prioridade de imunização contra a Covid-19. O pedido foi aprovado pela Câmara Municipal e encaminhado à Prefeitura de Belém e ao Governo do Pará.

. No dia seguinte, o Sindicato conseguiu uma telereunião com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) e com o gabinete do vice-prefeito Edilson Moura (PT).

. Em 6 de abril, o deputado estadual Luth Rebelo (PSDB) protocolou moção junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa pela prioridade dos bancários e bancárias na vacina contra a Covid-19.

. Dois dias depois, a entidade sindical teve reunião virtual com a coordenadora de atenção básica à saúde de Santarém, Irlaine Figueira, vereadora Biga Kalahari (PT) e a assessora de imprensa dela, Daina Abnatar, para pedir a inclusão da categoria na prioridade da vacina contra a Covid-19 no município. O primeiro pedido partiu do vereador Alexandre Maduro (MDB).

. No dia 13 do mês passado, o deputado estadual Martinho Carmona (MDB, mesmo partido do governador do Estado, Helder Barbalho, apresentou Moção 252/2021 com o pedido durante sessão deliberativa na Assembleia.

. No dia 14 de abril, o Sindicato conseguiu a primeira reunião com o Ministério Público do Estado do Pará. No início do mês de maio, a entidade teve um segundo encontro, dessa vez com a participação da Secretaria de Estado de Saúde Pública e da Procuradoria Geral do Estado. Uma nova telerreunião deve ocorrer nesta sexta-feira (28).

. No fim do mês passado, mais três vereadores de Santarém – JK do Povão (PSDB), Murilo Tolentino (PSC), Elieiton Lira (AVANTE) se comprometeram em apresentar e defender o pedido junto à Secretaria Municipal de Saúde.

. No dia 11 deste mês, a diretora do Sindicato em Santarém, Rafaela Carletto e o advogado da subsede, Adam Souza, reiteraram pessoalmente, com a Secretaria Municipal de Saúde, o pedido de inclusão da categoria na prioridade da vacina.

. No último dia 14, o vereador de Marabá, Ilker Moraes (MDB) conseguiu aprovação do requerimento por Vacina Já aos bancários e bancárias.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.