Vacina já: Ministério Público solicita dados e uma nova reunião deve ser agendada

0

Sindicato conseguiu a primeira reunião com o MPPA em busca da inclusão da categoria bancária na prioridade de vacinação contra Covid-19

Balanço de quantos bancários e bancárias estão na linha de frente no atendimento à população, além dos infectados ou reinfectados pelo novo coronavírus; levantamento de todos os ofícios já encaminhados ao Governo do Pará, prefeituras municipais, bem como secretarias de saúde estadual e municipais com o pedido de inclusão da categoria como prioridade no calendário de vacinação contra a Covid-19; além de uma nova reunião até fim deste mês, dessa vez com a participação da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa). Esses foram os encaminhamentos da primeira reunião entre Sindicato e Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) na manhã de hoje (14).

“Desde o início do ano estamos nessa corrida em busca da inclusão da categoria entre as prioridades da vacina contra a Covid-19, afinal bancários e bancárias são fundamentais conforme decreto presidencial (n° 10.282 de 20 de março de 2020, alterado pelo de n° 10.329 de 28 de abril) que ampliou a lista de atividades consideradas essenciais durante a pandemia e incluiu o atendimento ao público por agências bancárias. Com base no caráter da essencialidade, algumas categorias já conseguiram inclusão no calendário da vacina, e outras já até foram vacinadas como os agentes de segurança pública, e os bancários e bancárias infelizmente seguem sendo esquecidos, mas na hora de as autoridades cobrarem atendimento ágil e humanizado, a categoria é cobrada e responsabilizada por algo que não compete a ela. Se não fossem nossos colegas, como ficariam os pagamentos dos auxílios a milhares de pessoas? Nenhuma tecnologia é capaz de substituir o que a categoria vem fazendo para minimizar um dos vários impactos dessa crise sanitária”, destaca a presidenta do Sindicato e bancária da Caixa, Tatiana Oliveira.

Vacinados, adoecidos e linha de frente

Em todo o Pará são cerca de 9.000 bancários e bancárias e, pelo menos um terço faz parte do grupo de risco que está em teletrabalho ou simplesmente afastado, já que não são todas as funções possíveis de serem executadas de forma remota. A maior parte da categoria está em trabalho presencial atuando na linha de frente no atendimento a clientes e usuários.

Em muitos municípios, conforme o Plano Nacional de Imunização, aqueles com 60 anos ou mais, já tomaram a 1ª dose da vacina.

Diante desse cenário, foi combinado com o Ministério Público que o Sindicato irá formalizar os dados acima, por amostragem, até o próximo dia 23, bem como quantitativo de bancárias e bancários infectados ou reinfectados, e quantos faltam serem vacinados, sobretudo aos que estão na linha de frente. Esse levantamento será feito com base nas informações fornecidas pelos sindicalizados.

Calendário da corrida pela vacina

No dia 7 de janeiro, o Sindicato protocolou ofício ao Governo do Pará, Prefeitura e vice-prefeitura de Belém, além das gestões municipais de outros 46 municípios paraenses.

No dia 22 de março, o deputado estadual Carlos Bordalo (PT), que também é presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado, encaminhou moção de urgência ao Governador Helder Barbalho (MDB) para incluir a categoria bancária no grupo de prioridade de vacinação.

Um dia depois (23) foi a vez da deputada estadual Marinor Brito (PSOL), se sensibilizar com a categoria e corroborar o pedido do Sindicato junto ao governador do Pará, Hélder Barbalho.

No dia 25 do mês passado, a vereadora Lívia Duarte (PSOL) fazer o mesmo pedido junto ao prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

No dia 30 de março, os vereadores Bia Caminha (PT) e Dinelly (PSC e aposentado da Caixa) requereram a inclusão da categoria na prioridade de imunização contra a Covid-19. O pedido foi aprovado pela Câmara Municipal e encaminhado à Prefeitura de Belém e ao Governo do Pará.

No dia seguinte, o Sindicato conseguiu uma telereunião com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) e com o gabinete do vice-prefeito Edilson Moura (PT).

No último dia 8, a entidade sindical teve reunião virtual com a coordenadora de atenção básica à saúde de Santarém, Irlaine Figueira, vereadora Biga Kalahari (PT) e a assessora de imprensa dela, Daina Abnatar, para pedir a inclusão da categoria na prioridade da vacina contra a Covid-19 no município.

“Vamos reunir todos os documentos que comprovem o calendário da nossa corrida pela vacina e apresentar o mais breve possível ao MP, conforme solicitado na reunião de hoje, além da lista de contatos das entidades patronais e dos bancos, a fim de facilitar a requisição de dados e informações pelo Ministério. Enquanto isso, pedimos que cada colega bancário ocupe as redes sociais como outra forma de aumentar nossa mobilização pela ‘Vacina já!’ Bancários e bancárias são essenciais desde antes da pandemia e nela, se mostraram indispensáveis. Então, na mesma risca, precisam ter prioridade na vacinação, pois trabalham em caixas com ar refrigerado e em dias de pagamentos de auxílios, atendem até 1.500 pessoas, ou seja, um imenso risco de contaminação”, comenta a vice-presidenta do Sindicato e bancária do Banpará, Vera Paoloni.

Para participar da campanha ‘Vacina já’ basta clicar AQUI e depois  “Usar como foto de perfil”, e pronto! Ah, e depois de se juntar a essa luta, não se esquece de compartilhar com os colegas da agência.

Reunião com Sespa

A Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) foi o primeiro órgão a ser procurado pelo Sindicato junto com o governador do Pará, Helder Barbalho, ambos ainda não responderam o ofício encaminhado no mês de janeiro; antes mesmo das primeiras doses do imunizante chegarem ao estado.

Mas hoje (14), o Ministério Público informou que vai agendar para a última semana deste mês, uma reunião entre a entidade sindical, o Ministério e a Secretaria para debaterem sobre o pedido de inclusão da categoria bancária no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19.

Além da presidenta e vice-presidenta do Sindicato, a categoria também esteve representada pelas advogadas Mary Cohen e Camila Aranha.

Já pelo MPPA, participaram a promotora de Justiça, dra. Fábia Fournier; a enfermeira sanitarista, Ana Helfer; o analista jurídico, Victor Picanço e do apoio administrativo, Fernanda Lima.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.