Vacina já: Vereadora Lívia Duarte pede prioridade de vacinação para bancários

0

O apelo do Sindicato dos Bancários vem ganhando reforço de parlamentares. Quem também está nessa luta é a vereadora Lívia Duarte (PSOL)

De janeiro pra cá, a vacina contra a covid-19, que já era vista como uma luz no fim do túnel por ser a medida mais eficaz para conter a disseminação do vírus, chegou ao Brasil, depois ao Pará, e ainda que de forma lenta, começa a avançar.

Segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a vacina induz a criação de anticorpos por parte do sistema imunológico e assim reduz a possibilidade de infecção ou reinfecção, porém caso uma das situações ocorra, o imunizante evitará sua evolução para quadros mais graves e principalmente a morte.

“E como a pandemia não acabou e nem a categoria bancária parou e nem pode parar, junto com outros profissionais que realizam atividades consideradas essenciais, a inclusão deles como prioridade no Plano Nacional de Imunização é mais um reforço urgente e necessário para controlar a propagação do coronavírus. Vacinados, os bancários e bancárias, protegem a si, seus familiares, e também clientes e usuários, que em sua grande maioria, correm um risco de contaminação menor que os colegas que estão no trabalho presencial, especialmente aqueles do atendimento ao público. A categoria bancária foi e continua sendo imprescindível para o pagamento dos auxílios emergenciais à população, e, portanto, merece ser lembrada e priorizada pelos governos e prefeituras e assim poderem trabalhar de forma mais segura”, afirma a presidenta do Sindicato e bancária da Caixa, Tatiana Oliveira.

O pedido para inserção da categoria como um dos setores prioritários no calendário de vacinação contra a covid-19 foi feito pelo Sindicato, através de ofício, ao governo do Pará antes mesmo de a vacina chegar ao Estado, no início do ano.

Desde a semana passada, o apelo da entidade vem ganhando reforço de parlamentares. Na última quinta-feira (25), a vereadora Lívia Duarte (PSOL), protocolou requerimento junto à Prefeitura de Belém pedindo a inclusão da categoria bancária no calendário prioritário de vacinação.

“É muito importante garantir a imunização para essas pessoas que estão trabalhando em serviços essenciais desde o início da pandemia”, disse a vereadora Lívia Duarte.

“Que Deus toque no coração dos nossos governantes, porque nós atendemos centenas de pessoas diariamente, além de manusearmos o dinheiro que circula por todo lugar. Convivemos com pessoas do grupo de risco em nossas residências, só Deus por nós”, pede a bancária do Banco do Brasil, em Barcarena, Marília Costa.

 

Fonte: Bancários PA com Conass

Comments are closed.