Votação do PLS 555/2015 fica para fevereiro. É hora de reforçar a mobilização!

0

A votação no Senado do PLS 555/15, conhecido como Estatuto das Estatais, foi adiada para fevereiro, quando serão retomados os trabalhos legislativos. Desde que tomou conhecimento da proposta, a Fenae e várias outras entidades estão se mobilizando pela rejeição da matéria, que é uma ameaça ao caráter público de empresas como a Caixa, ao transformar todas as autarquias, empresas estatais e de economia mista em sociedades anônimas de capital aberto.

Na opinião do presidente da Federação, Jair Ferreira, o adiamento possibilitará que os trabalhadores e as entidades representativas reforcem a mobilização para barrar essa verdadeira “bomba privatista”, baseada na premissa do Estado Mínimo. “O pesadelo da década de 1990, quando muitas empresas foram privatizadas, está à espreita. É hora de avaliar o que fizemos até agora e planejar as próximas ações no sentido de evitar que Caixa, BNDES, Correios, Petrobras e outras estatais, essenciais na vida dos brasileiros, sejam forçadas a se distanciar dos interesses da sociedade”, afirma.

Desde quarta-feira (16), representantes de sindicatos e federações de bancários que estavam em Brasília participando da reunião da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), além de diretores da Fenae, fizeram vigília no Senado, buscando sensibilizar os senadores para não votarem o PLS 555. No mesmo dia, as centrais sindicais (CUT, CTB e CSP/Conlutas), a Contraf-CUT e a Federação enviaram ofício aos 81 parlamentares reforçando posicionamento contrário à propositura.

“Nós, que sempre lutamos em defesa das empresas públicas, alertamos para a temeridade que representa o referido projeto. As mudanças propostas de forma oportunista e autoritária no PLS causariam prejuízos incalculáveis à classe trabalhadora, e gastos astronômicos aos governos federal, estaduais e municipais, justo em um momento de restrição econômicas”, destaca o documento.

Hotsite

Todas as informações sobre a luta contra o PLS 555/2015 podem ser obtidas aqui. Além de notícias atualizadas, o site especial disponibiliza as artes para confecção de cartazes, faixas e banners.

Fonte: Fenae Net

Comments are closed.