Caixa Canaã dos Carajás na mira do MPT após denúncia do Sindicato

0

A necessidade de mais bancários para as agências da Caixa no Pará é cada vez mais urgente. Se na capital a situação dos trabalhadores, clientes e usuários não é nada fácil, no interior o problema é ainda maior e tem prejudicado a saúde dos funcionários.

Em Canaã dos Carajás, sudeste do Pará, os únicos quatro bancários da agência da Caixa ouvem diariamente ofensas e até ameaças à integridade física, provocadas pelo excessivo tempo de espera para atendimento. A média é de pelo menos duas horas para conseguir atendimento.

“É um desrespeito total aos bancários e também aos clientes e usuários estas condições de atendimento e de trabalho que tem levado ao acúmulo e ao desvio de função de forma coletiva na agência, pois sujeita os trabalhadores ao limite de suas capacidades físicas e emocionais para garantir a prestação de serviços bancários à população”, destaca a diretora de Comunicação do Sindicato e empregada da Caixa, Tatiana Oliveira.

O déficit de trabalhadores na agência vem se arrastando há pelo menos cinco meses, sendo que o atendimento de caixa é o problema mais alarmante, já que a unidade conta apenas com um bancário. A previsão de retorno de mais um funcionário nesta função é somente para fevereiro.

“É dever do empregador proporcionar condições de trabalho aos seus empregados em níveis satisfatórios, com a garantia da saúde e dignidade aos mesmos, além de oferecer serviços de qualidade à comunidade do município. Mesmo com um lucro de aproximadamente R$36,3 bilhões no primeiro semestre do ano passado, a Caixa não tem investido em melhorias de seus serviços, o que necessariamente, passaria por mais contratações”, ressalta o diretor de bancos federais do Sindicato e empregado da Caixa, Heider Alberto.

Procurada, a Caixa informou em ofício que realiza estudos quanto à estrutura de pessoas para as diversas áreas da empresa e que esses estudos são realizados de forma contínua, sendo consideradas diversas variáveis tais como aspectos econômicos, financeiros, demográficos, características mercadológicas entre outras. O banco também disse que a agência Canaã dos Carajás é composta por sete empregados (1 gerente geral, 1 gerente de atendimento, 1 supervisor de atendimento, 2 caixas e 02 TBN).

“Essa resposta da Caixa demonstra mais uma vez o total desrespeito do qual já foi dito, pois é de conhecimento do banco, porém ignorado, que essa lotação de sete funcionários é teórica, pois desde novembro a dotação é de apenas quatro bancários e assim deve ser até o próximo mês em virtude das ausências legais. Mesmo com os sete empregados todos trabalhando o problema não será resolvido, por isso é necessária mais contratação de bancários e bancárias não só em Canaã, mas em todo o Pará. Diante disso já oficiamos denúncia ao Ministério Público do Trabalho e à Secretaria Regional do Trabalho”, afirma a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.