Funcionalismo do Banco do Brasil realiza Dia Nacional de Luta contra a Reestruturação nessa quarta (7)

0

assembleia-discutiu-dia-nacional-de-luta-no-bbReunidos em assembleia na noite dessa segunda-feira (6) na sede do Sindicato, os bancários e bancárias do Banco do Brasil do Pará decidiram pela realização de uma manifestação em frente à superintendência do Banco, em Belém, nessa quarta-feira (7), às 8 horas. A ação fará parte do Dia Nacional de Luta do funcionalismo do BB contra a reestruturação.

“Essa reestruturação tem o claro objetivo de precarizar as condições de trabalho para criar as condições que esse governo quer para privatizar o banco. Por isso, é fundamental nos levantarmos contra esse golpe contra os bancos públicos e a categoria bancária, e a participação em massa do funcionalismo do Banco do Brasil nesse ato de quinta-feira é de suma importância para darmos uma resposta ao governo, de que não aceitamos a privatização do banco e nem perda de direitos. Vamos à luta para derrotar esse projeto golpista”, convoca o diretor do Sindicato e funcionário do Banco do Brasil, Gilmar Santos.

Sindicato em intensa mobilização contra a reestruturação

Desde que o projeto de reestruturação foi divulgado, no dia 20 de novembro e através da imprensa, o Sindicato dos Bancários do Pará tem realizado uma agenda incansável na busca de mobilizar e informar o funcionalismo sobre os perigos dessa proposta de reestruturação, além de construir uma rede de apoio à luta da categoria contra essa medida.

bb-restruturacao-3No dia 22/11 a entidade sindical reuniu com a superintendência do Banco do Brasil, em Belém, em busca de esclarecimentos sobre a medida e seus desdobramentos para a categoria bancária e a sociedade paraense. Na ocasião, o banco informou que já fechou duas agências em Belém (Generalíssimo e Gentil) em 2016 e que pretende fechar mais duas no início de 2017 (Mosqueiro e 9 de janeiro). O Sindicato reafirmou que não concorda com essa política de reestruturação e que faria muita mobilização contra essa política do banco.

bbreestrutura-1E o Sindicato cumpre o fala. No dia 29/11, foi realizado um ato público em frente à superintendência do BB par alertar tanto à categoria, quanto à população sobre os impactos negativos dessa medida do (des)governo Temer. Na noite desse mesmo dia, houve reunião na sede da entidade sindical com o funcionalismo do Banco para discutir estratégias de luta contra a reestruturação.

reuniao-bordalo-reestruturacao-1Como resultado dessa reunião, o Sindicato procurou diversos órgãos para discutir a pauta da reestruturação no Banco do Brasil. No dia 1º de dezembro, houve reunião com o presidente da Comissão de Direitos Humanos e do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), deputado Carlos Bordalo (PT), onde ficou definida a convocação de uma audiência pública sobre o assunto, a qual será realizada no dia 12 de dezembro (segunda), às 10 horas, na Alepa.

audiencia-publica-com-o-senado-itinerante-convocada-por-paulo-paimNo dia 2 de dezembro, o Sindicato participou novamente na Alepa de uma audiência pública convocada pela Comissão de Direitos Humanos do Senado, presidida pelo Senador Paulo Paim (PT-RS) sobre a PEC 55 e os ataques do governo Temer aos direitos dos trabalhadores. Na oportunidade, o Sindicato voltou a criticar a reestruturação do Banco do Brasil e conclamou a sociedade paraense e brasileira a lutar contra a privatização dos bancos públicos no país.

dsc_0767Na segunda-feira (5), o Sindicato participou de uma reunião na sede da CUT Pará, com o Senador Paulo Rocha (PT) e lideranças sindicais, e na ocasião a entidade sindical pediu apoio do Senado para barrar a reestruturação no Banco do Brasil.

dsc_0846E nesta terça-feira (6), o Sindicato reuniu com o Procon-PA para pedir apoio do órgão de proteção ao consumidor, tendo em vista que no Maranhão o Procon de lá conseguiu na justiça uma liminar que proíbe o fechamento de agências e a implantação do projeto de reestruturação no Banco do Brasil. Ainda nessa terça, o Sindicato protocolou ofícios nos gabinetes das vereadoras Sandra Batista (PCdoB) e Marinor Brito (PSOL), para também realizar essa discussão junto à Câmara Municipal de Belém.

Nessa quarta-feira (7), após o ato na superintendência, às 14h o Sindicato reunirá com o Ministério Público do Estado para tratar sobre a questão da reestruturação no Pará.

gilmar-e-fabio-no-bb-mosqueiroE nos dias 9, 14 e 20 de dezembro o Sindicato fará uma série de atos públicos e mobilizações em Mosqueiro, em busca de barrar o fechamento da agência do BB prevista para 2017. O Sindicato já reuniu com os funcionários dessa agência para mobiliza-los para essa luta.

“A reestruturação anunciada pelo Banco do Brasil é um total desrespeito com a sociedade e com a categoria bancária. Fazer um plano de aposentadoria para 18 mil pessoas sem anunciar novos concursos; extinguir a função de diversos funcionários sem a menor garantia de que serão reaproveitados na mesma função; fechar agências e amontoar os trabalhadores em uma outra agência sem a menor estrutura são elementos que comprovam falta de ética e de sensibilidade com diversos trabalhadores. Estamos trabalhando pela construção de uma grande unidade entre a categoria bancária, a classe trabalhadora em geral e a sociedade como um todo, para barrar esse desmonte do patrimônio público nacional pretendido pelo presidente golpista Michel Temer”, destaca Fábio Gian, dirigente sindical e diretor regional da ANABB no Estado.

A conjuntura nacional da reestruturação no Banco do Brasil

funcionarios-do-bb-realizam-dia-nacional-de-luta-contra-reesDiante das negativas e falta de resposta do Banco do Brasil para as reivindicações de proteção dos funcionários, em função do processo de reestruturação do banco, a Contraf-CUT orienta mais um Dia Nacional de Luta em todo o país, nesta quarta-feira (7 de dezembro).

Na última mesa de negociação, no dia 1º de dezembro, em Brasília, o banco se recusou a passar informações aos representantes dos trabalhadores sobre a reestruturação, como a planilha dos cargos e dotações cortadas em cada prefixo. O banco também não respondeu claramente o que vai acontecer com aqueles que não conseguirem realocação.

Sob o comando do governo ilegítimo de Temer, o BB anunciou fechamento de 402 agências e a transformação de outras 379 em postos de atendimento. O processo de reestruturação envolve cortes de mais de 9 mil postos de trabalho e vai provocar redução salarial de milhares de funcionários, caso estes não forem realocados.

Os funcionários voltaram a reafirmar que são contrários às medidas e também cobraram do banco respostas quanto à extensão do VCP – Verba de Caráter Pessoal – que tem como objetivo garantir a remuneração daqueles que perderão seus cargos ou tiveram suas agências extintas. Foi proposto ao banco que seja criado um VCP permanente, nos moldes da verba 226 do plano de funções. Mas o banco não deu resposta quanto à reivindicação, alegando que o assunto ainda está sob análise, assim como o VCP para os Caixas efetivos e substitutos.

Para realocação dos funcionários, foi proposto ao banco que no TAO Especial criado com esta finalidade, seja adotado o critério de priorização e maior pontuação para a escolha dos funcionários na lateralidade. Mais uma vez o banco não respondeu à reivindicação.

COE/BB reúne com o banco nessa quinta (8)

A Contraf-CUT, através da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, tem uma nova reunião com o banco nesta quinta-feira (8). Também foi agendada reunião sobre o modelo digital dentro da reestruturação para o próximo dia 14 de dezembro.

 

Fonte: Bancários PA, com informações da Contraf-CUT

Comments are closed.