Categoria repudia cobertura da TV Liberal sobre a greve dos bancários

0

O Sindicato dos Bancários do Pará junto com a categoria bancária no estado repudia veementemente a cobertura da TV Liberal (afiliada da Rede Globo em Belém) da greve dos bancários e bancárias.

Por dois dias consecutivos, a emissora exibiu em seus telejornais locais matérias sobre a paralisação nacional da categoria sempre focando nos transtornos causados à população, o que sabemos que é inevitável quando qualquer tipo de serviço é suspendido total ou parcialmente.

Os verdadeiros motivos que levaram os trabalhadores e trabalhadoras a começarem uma greve histórica foram minimizados nas reportagens, em uma tentativa de demonstrar que a finalidade do movimento paredista era a de simplesmente prejudicar a vida de vários outros trabalhadores e trabalhadoras.

As duas reportagens foram ao ar no 30º e 31º dia de greve da categoria e mostraram o fechamento do autoatendimento de uma única agência do Banpará, das 15 que existem somente na Região Metropolitana de Belém, e que permaneceram abertos durante toda paralisação por tempo indeterminado.

Mais uma vez, Sindicato e categoria repudiam a TV Liberal que enquanto veículo de comunicação deveria apenas informar e não desinformar ou até mesmo mentir como fez na segunda matéria, que foi ao ar hoje (6), e dizia que o autoatendimento da matriz do Banpará permanecia fechado e que grevistas estavam impedindo a população de acessar os caixas eletrônicos no dia de ontem, bem como sobre o não cumprimento dos 30% que segundo a emissora está garantido em lei.

Esta regra (dos 30%) vale apenas para atividades consideradas essenciais, relacionadas na lei de greve (7.783/89). Dentre estas, está a compensação bancária, única atividade do setor bancário, relacionado na lei de greve. Portanto, outros serviços desenvolvidos pelos bancários não são considerados essenciais pela lei.

Em relação ao autoatendimento na matriz do Banpará, o fechamento foi mantido por apenas 3 dias como uma das várias formas que a categoria escolheu para pressionar a direção do banco a apresentar proposta decente para as reivindicações do funcionalismo, o que também não foi mostrado nas matérias.

A emissora também ignorou a presença de vários bancários e bancárias, alguns também dirigentes sindicais, que estavam em frente à matriz do Banpará orientando a população a se dirigir para outras agências próximas e canais alternativos. Instruções que eram feitas diariamente pelos grevistas junto aos clientes e usuários durante os piquetes.

Essas explicações foram dadas por meio de nota e gravadas pela equipe de reportagem que esteve na matriz do Banpará, mas a emissora preferiu exibir outro trecho da entrevista na matéria, o que mais uma vez corrobora a clara intenção da Tv Liberal em jogar a população contra o movimento grevista.

O Sindicato dos Bancários e toda a categoria bancária no Pará exigem respeito e seriedade nas notícias que veiculam sobre assuntos relacionados aos bancários e bancárias no estado.

 

 

Sindicato dos Bancários do Pará

Comments are closed.