Diretores do Sindicato vencem eleições da CIPA no Banco da Amazônia

0

Cristiano Moreno foi o representante dos empregados mais votado para a CIPA do Banco da Amazônia pelo segundo ano consecutivoCristiano Moreno, diretor do Sindicato dos Bancários do Pará e empregado do Banco da Amazônia na GERHU venceu pelo segundo ano consecutivo as eleições da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) do Banco. Outro diretor do Sindicato que novamente integra a comissão de titulares da CIPA foi Marco Aurélio Vaz, da área de TI (Tecnologia da Informação).

Marco Aurélio Vaz, também diretor do Sindicato, foi eleito novamente para membro titular da CIPAAs votações transcorreram durante o mês de abril e o resultado final foi divulgado oficialmente nessa quinta-feira, 3 de maio. Veja os números da eleição:

Representantes dos Empregados titulares da CIPA do Banco da Amazônia (gestão 2012/2013)

1º Membro – Cristiano Moreno (vice-presidente): 231 votos
2º Membro- Ana Grace Mileo: 139 votos
3º Membro – Ózimo Balbi Noronha: 98 votos
4º Membro – Marco Aurélio Vaz dos Remédios: 88 votos

1º Suplente – Milene das Graças de Quadros M. dos Santos
2º Suplente – Antônio Oliveira da Silva
3º Suplente – Julyana de Angelis Menezes Barata
4º Suplente – Antônia Lima Neves

Representantes do Empregador (Titulares e Suplentes – designados)

1º Membro (Presidente da CIPA) – Ademir Santos de Sousa
2º Membro – Maria Inez de Lima Martins
3º Membro – Walter José da Silva Faro
4º Membro – Elias Gois

1º Suplente – Flavio Ferreira Matos
2º Suplente – João Carlos Montecelli
3º Suplente – Silvio da Silva Nery
4º Suplente – Joaquim Manoel Carneiro da Silva

No ano passado, Cristiano Moreno foi o mais votado para a CIPA do Banco da Amazônia com 178 votos, e a votação desse ano (231 votos) rendeu um crescimento de 23% de confiança da categoria no trabalho de Cristiano a frente da Comissão.

Denuncias

Falta de luvas, sacos plásticos, máscaras e demais materiais obrigatórios de segurança para os terceirizados de serviços gerais realizarem seu trabalho. Banheiros precários, em péssimas condições de uso. Falta de extintores em andares inteiros do prédio da matriz, ou quando existentes, fora do prazo de validade, são algumas das denuncias que a CIPA faz às inúmeras situações precárias identificadas nas instalações do prédio da matriz e da agência Belém-Centro do Banco da Amazônia, em Belém.

Cristiano Moreno ressalta dois problemas como os mais graves dentro da sede central do Banco: o anexo da GERHU, e o espaço destinado aos seguranças da agência Belém-Centro.

Ele denuncia que o anexo da Gerência de Recursos Humanos seria destinado para alocar os empregados da área de tecnologia da informação (TI), mas hoje nada mais é que um espaço fechado, úmido e sem iluminação, que acumula materiais descartáveis impróprios para consumos e insetos e roedores mortos.

A mesma situação se repete na área de uso coletivo dos seguranças da agência Belém-Centro, os quais fazem suas refeições, repouso, asseios, em condições totalmente insalubres.

“A CIPA tem cumprido seu papel de fiscalizar e denunciar os problemas sempre em busca de condições de trabalhos decentes, que preservem a saúde e integridade dos empregados e empregadas do Banco da Amazônia. Por isso, é necessário que essa situação degradante que existe na matriz do banco e na agência Belém-Centro seja publicizada, no sentido de pressionar o Banco da Amazônia a tomar providências urgentes”, afirma Cristiano.

Metas para a gestão 2012/2013

A instalação de um novo plano de evacuação do prédio da matriz e a viabilização de cursos de brigada de incêndio para evitar que os empregados sejam surpreendidos em uma situação desse tipo, seriam as principais metas destacadas por Cristiano Moreno para a nova gestão dos empregados eleitos para a CIPA do Banco da Amazônia

“Esperamos continuar representando da melhor maneira possível os empregados e empregadas do Banco da Amazônia dentro da CIPA, e fazer o bom combate dentro do Banco em defesa da saúde dos trabalhadores e de melhores condições de trabalho. Queremos sanar muitos problemas identificados pela gestão passada e avançar em novas conquistas para os trabalhadores nessa nova gestão. Agradeço a confiança de todos os colegas que nos deram seu voto nas urnas”, comemora Cristiano Moreno.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.