Diário de Bordo: 5 dias de Caravana por estradas e rios pelo Oeste do Pará

0

Ação do Sindicato viu de perto as condições de trabalho, filiou diversos bancários e bancárias e fortaleceu as lutas da categoria

O mais novo bancário da categoria do Pará mora em Itaituba, sudoeste do estado, tem 18 anos, é do Banco da Amazônia e agora filiado. Lucas Teodório tomou posse em julho deste ano e na próxima semana encara mais uma prova, a do CPA 10.

“Vou fazer agora CPA dia 15 que é pra eu entrar na carteira de gerência de pessoa física. O início foi meio difícil, meu primeiro emprego, tenho que me adaptar, além de me adaptar à rotina do banco, tive que me adaptar por ser meu primeiro emprego, mas agora até que ‘tá’ legal, virei amigo do pessoal do banco aqui, pessoal muito gente boa, uma agência muito bonita, me adaptando bem. Muito legal a experiência, pretendo crescer muito no banco, conhecer a faculdade de contabilidade”, conta o jovem bancário.

Lucas ficou entre os 40 primeiros aprovados. Entre os desafios, descobertas e aprendizados, o jovem bancário começa a construir os próximos sonhos. “Continuar no banco, alavancar carreira, quem sabe aí um gerente geral”, revela.

Os quatro meses do início de uma carreira que promete ser promissora era compartilhado com quem há mais de trinta anos já trilhou pelo mesmo caminho e pelo menos, há dez desses, trocou uma única agência bancária por várias outras, em todo o Estado. Essa escolha, pelo sindicalismo, fez os caminhos de Lucas e Odinéa Lopes, diretora do Sindicato e bancária do Banpará, se cruzarem na manhã desta quinta-feira (8).

Sentada do outro lado da mesa que um dia ela ocupou quando era bancária da base, a dirigente sindical explicava para Lucas a importância da sindicalização. “Quanto mais bancários e bancárias filiados, maior é o nosso poder de negociação, principalmente na época de Campanha Nacional que fez por mais dois anos, assinarmos o melhor acordo da categoria bancária do Brasil, que é o do Banpará; e nesse último acordo, o funcionalismo do Banco da Amazônia conquistou a maior PLR da história na instituição financeira”, lembra Odinéa Gonçalves.

Esse resgate importante da Campanha Nacional 2022 que culminou no melhor acordo da categoria bancária do Brasil convenceu também o bancário que desfruta dessas conquistas, Thiago Andrade, a tomar a mesma decisão de Lucas Tonório, depois de seis anos no Banpará.

“Na verdade eu sempre tive essa dúvida, sempre tive a oportunidade, mas nunca fiz; agora com a explicação do colega sindicalista ficou bem claro que é uma oportunidade de estar participando de todo o processo, ainda mais depois da negociação que teve que, pelo menos pra mim, posso falar que foi bastante benéfica, os reajustes tendo em vista a atual situação da economia nacional, os reajustes foram bem oportunos na minha visão. Então no momento que eu vi que é bastante benéfico, a questão da taxa é bastante confortável pra participar, pra pagar, fora os benefícios, como hospedagem, convênios, brindes também, por que não? Enfim só vi coisas boas”, afirma.

Thiago, Lucas e mais oito bancárias e bancários vieram fortalecer a luta da categoria, agora como sindicalizados no mesmo penúltimo dia de Caravana Bancária pelo Oeste do Pará que começou no início desta semana e percorreu além de Itaituba, os municípios de Santarém, Mojuí dos Campos, Rurópolis, Belterra, Oriximiná, Óbidos, Oriximiná e Juruti.

No domingo (4), parte da diretoria que mora na Região Metropolitana de Belém, Gilmar Santos (BB), Ronaldo Fernandes e Luiz Otávio (Basa), Heládia Carvalho (Bradesco) saíram da capital rumo a Santarém para encontrarem com os dirigentes da região Oeste do estado: Rafaela Carletto (BB), Joacy Belém (Caixa) e Odinéa Gonçalves (Banpará) e assim darem início a um roteiro de visitas que percorreu céu, estradas e rios; e vai terminar com o encerramento do 3º Circuito Bancário de Corrida de Rua.

Esse rio é minha rua…

Foram 4 dias navegando pelo rio Amazonas para que a equipe sindical composta por Heládia Carvalho e Ronaldo Fernades pudessem chegar em todas as agências bancárias das cidades paraenses de Óbidos, Oriximiná e Juruti, está já próxima da fronteira com o Estado do Amazonas. Foram aproximadamente 358 Km navegados nesse percurso que saiu e retornou para a cidade de Santarém.

Apesar do longo percurso, a alegria de poder dialogar com a categoria em cada local de trabalho visitado, entregar as agendas e calendários 2023 aos associados e associadas da entidade sindical, e a filiação de novos bancários e bancárias superou qualquer adversidade.

“Em todas as visitas às agências fomos recebidos com muita atenção e carinho pelos nossos colegas. Pudemos conversar, ouvir sobre o cotidiano de trabalho e identificar diversas situações que estarão na nossa pauta de debate com os bancos públicos e privados. Nossa missão pelo oeste do Pará foi cumprida com sucesso”, afirma a diretora Heládia Carvalho.

“Voltamos dessa caravana com sentimento de gratidão aos nossos colegas aqui d região oeste. Além de entregar nossos brindes de ano novo (agendas e calendários 2023) aos sindicalizados, também trouxemos na bagagem novas sindicalizações e atualizações cadastrais. Tanto a categoria quanto o nosso Sindicato saem fortalecidos com esta caravana”, ressalta o diretor Ronaldo Fernandes.

Leia também:

Caravana Bancária entra em campo pelo Oeste do Pará

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.