Assaltantes explodem agência do BB em São Domingos do Capim durante assalto

0

assaltoUma quadrilha composta por cerca de 15 homens armados com pistolas, escopetas e até metralhadoras, assaltou na madrugada desta sexta-feira (20) a agência do Banco do Brasil em São Domingos do Capim, no nordeste do Pará. Essa mesma agência sofreu tentativa de assalto no dia 7 de dezembro de 2012, ocasião em que o bancário Francivaldo Soares da Silva foi feito refém e assassinado durante a fuga dos assaltantes.

De acordo com as informações da Polícia Civil, os bandidos chegaram na madrugada dessa sexta-feira em São Domingos do Capim em uma caminhonete, um carro de passeio e uma moto. A quadrilha se dividiu, e parte do grupo ficou perto da Delegacia e outra foi para o Destacamento de Polícia Militar. Os bandidos passaram a atirar em direção aos prédios, para conter a ação policial. Os tiros atingiram viaturas policiais e a fachada das unidades policiais.

Enquanto isso, outra parte do grupo foi até o banco, onde, depois de invadir o local, instalaram artefatos explosivos no cofre e nos caixas eletrônicos. Com a detonação das dinamites, a agência ficou parcialmente destruída. As paredes de uma residência ao lado da agência também ficaram destruídas.

As Polícias Civil e Militar investigam o caso, mas até o momento ninguém foi preso.

O Sindicato dos Bancários do Pará apurou junto ao Banco do Brasil que a agência assaltada está isolada para perícias policiais e que a mesma pode não mais estar nos planos do banco. Isso porque uma nova agência do BB está sendo construída na cidade, a qual poderá substituir em definitivo a agência destruída nesta sexta-feira.

Violência crescente – Com esse caso, sobe para 52 as ocorrências de violência contra bancos no Pará em 2013, das quais foram 39 consumados e 13 tentativas. Esse número já supera os dados de 2012, quando o Sindicato dos Bancários do Pará registrou 51 ocorrências entre assaltos consumados e tentativas durante todo o ano passado.

“É de causar indignação saber que o Governo do Estado não tomou nenhuma providência para melhorar a segurança na cidade de São Domingos do Capim, que nesse mesmo período em 2012 sofreu uma ação criminosa parecida com a que ocorreu nessa madrugada e que vitimou um colega bancário. Infelizmente a realidade de São Domingos do Capim é a mesma dos demais municípios paraenses, abandonados pelo Estado e acuados com a violência”, afirma a presidenta do Sindicato dos Bancários e funcionária do Banco do Brasil, Rosalina Amorim.

“Somos um dos Estados mais violentos do Brasil e temos o 5º pior Governador desse país, o que comprova que o Pará precisa urgentemente de uma renovação política em seu comando, pois esse Governo que aí está não tem contribuído em nada para que nosso Estado avance em questões sociais, econômicas, culturais etc. Em relação à segurança pública e bancária, esses são os piores indicadores sociais do Pará, e nem os bancos nem o Governo do Estado têm feito esforço algum para melhorar a segurança pública e bancária. Isso é uma vergonha e a população paraense precisa cobrar a responsabilidade dos bancos e do Governo no sentido de combater a violência em nosso Estado”, complementa a dirigente sindical.

Fonte: Bancários PA, com informações da Polícia Civil.

Comments are closed.