Caravana Sul e Sudeste: Sindicato ao lado da categoria em todo Pará

0

Reunião Banco do Brasil Conceição do Araguaia

O Pará possui uma extensão territorial com mais de 1,2 milhão de quilômetros quadrados. Isso significa que, para uma entidade de classe conseguir se fazer presente através de seus dirigentes em cada unidade bancária, nessa área com dimensões continentais é preciso ter disposição e muito compromisso de classe com as lutas e os anseios dos bancários e bancárias. Mas isso a Gestão + Conquistas tem demonstrado no dia a dia que tem de sobra, e a categoria reconhece esse trabalho. Prova disso foi a caravana realizada nessa semana pelas regiões do sul e sudeste paraense.

Reunião com empregados da Caixa em Marabá

Desde o início da atividade no último sábado, dia 26 de janeiro, quando o presidente Gilmar Santos, a vice-presidenta Tatiana Oliveira, as dirigentes sindicais Rosalina Amorim, Vera Paoloni e o diretor da Fetec-CUT Centro Norte Márcio Saldanha, saíram de Belém rumo à Marabá, onde receberam o reforço da diretora na subsede local, Heidiany Moreno, até essa sexta-feira, 1º de fevereiro, foram muitos quilômetros rodados, muitas visitas e reuniões nas agências, recepções calorosas, diálogo direto com cada trabalhador e trabalhadora, muitas novas sindicalizações, mudanças de roteiros por motivo de assaltos a bancos, dirigente com saúde debilitada, mas a missão foi concluída com a certeza de que o Sindicato está presente e atuante ao lado da categoria e da classe trabalhadora.

Visita ao Santander São Félix do Xingu

Ao longo da semana, o Sindicato esteve nas cidades de Dom Eliseu, Rondon, Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Conceição do Araguaia, Santana do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Jacundá, Nova Ipixuna, São Felix do Xingu, Tucumã e Ourilândia. Infelizmente, devido ao assalto em São Félix do Xingu, o roteiro previsto para essa sexta-feira (1º/02) nas cidades de Xinguara, Rio Maria e Sapucaia não pode ser realizado, mas em breve a entidade estará nessas localidades em caravana.

Reunião na Caixa Dom Eliseu após assalto na unidade

Os assuntos tratados nas reuniões nas agências e na conversa direta com a categoria foram diversos, desde questões pontuais como estrutura de agências, déficit de funcionários, sobrecarga de trabalho e segurança, questão que demonstra ser a grande preocupação da categoria em todas as unidades visitadas, principalmente diante dos ataques recentes a bancos na região; até assuntos mais gerais como assédio moral e sexual, ameaça de privatizações pelo governo Bolsonaro, Seminário Estadual em Defesa dos Bancos Públicos, mobilizações nacionais contra a Reforma da Previdência, impactos da Reforma Trabalhista para a classe trabalhadora, dentre outros.

“O carinho, a atenção e a solidariedade de classe que emanam da categoria bancária durante as caravanas do Sindicato pelo Pará não tem preço! Ficamos muito felizes com a receptividade calorosa que tivemos aqui e com o alto índice de sindicalizações na região. Isso nos dá muita força para seguir na luta em defesa dos nossos direitos”, destacou o presidente Gilmar Santos.

“Uma caravana como essa, com viagens diárias a lugares distantes um dos outros, não deixa de ser desgastante. Mas vale muito a pena quando a categoria nos recebe com alegria, com disposição para lutar diante de tantos ataques aos nossos direitos desde o golpe de 2016. Nesse diálogo durante as visitas conquistamos diversas novas sindicalizações, o que é fundamental para o fortalecimento do sindicato na atual conjuntura. Precisamos da classe trabalhadora dentro dos seus sindicatos para fazer frente aos desafios que estão colocados e temos certeza que o nosso sindicato sai muito mais fortalecido ao final da cada caravana que realizamos”, afirma a diretora do Sindicato em Marabá, Heidiany Moreno.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.