CN2022: Bancários do Pará aprovam proposta da Fenaban

0

Bancários e Bancárias dos bancos públicos (Banco do Brasil, Caixa e Banco da Amazônia) também votaram Sim para seus acordos específicos

Mais de 3 mil bancários e bancárias do Pará aprovaram, nesta quinta 1º/9, em Assembleia virtual, a proposta da Fenaban para renovação da Convenção Coletiva e as propostas do Banco do Brasil, Caixa e Banco da Amazônia para renovação de seus respectivos Acordos Coletivos de Trabalho.

O Comando Nacional dos Bancários orientou a aprovação da proposta após garantir a manutenção de todos os direitos da categoria, além de reajustes nas cláusulas econômicas e conquistas importantes, como um acordo aditivo nacional de teletrabalho e cláusulas de combate ao assédio sexual.

CONFIRA O RESULTADO FINAL NO PARÁ

BANCOS PRIVADOS
SIM: 72,12%
NÃO: 26,32%
ABSTENÇÃO: 1,56%

BANCO DA AMAZÔNIA
SIM: 71,77%
NÃO: 27,53%
ABSTENÇÃO: 0,7%

BANCO DO BRASIL
SIM: 49,61%
NÃO: 49,22%
ABSTENÇÃO: 1,17%

CAIXA
SIM: 50,21%
NÃO: 49,58%
ABSTENÇÃO: 0,21%

TOTAL DE VOTANTES: 3518

A presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira, comentou sobre a importância da decisão da categoria em aprovar a proposta conquistada pelo Comando Nacional após 19 rodadas de negociação com os banqueiros.

“Foi um processo de negociação complexo, longo e cansativo, onde os bancários e bancárias conseguiram arrancar dos bancos uma proposta que mantém todos os nossos direitos e o nosso poder de compra da categoria para os próximos dois anos. Os banqueiros tentaram mexer nas portas giratórias, nos programas de compensação próprios, na PLR, nos fazer trabalhar aos sábados. E ainda utilizaram a suspensão da ultratividade para nos pressionar, mas a mobilização da nossa categoria nas ruas e nas redes ajudou a mudar o cenário da mesa e avançar em questões importantes, como um acordo nacional de teletrabalho e reajuste nas cláusulas econômicas, mesmo num cenário de absoluta crise política e econômica no país”, destaca Tatiana Oliveira.

Com o desfecho da campanha, Tatiana Oliveira defende que a categoria faça a diferença também no processo eleitoral deste ano. “Estamos em um momento histórico muito difícil e desfavorável para os trabalhadores, no qual muitos direitos vêm sendo arrancados de nós. Por isso mesmo, em outubro, precisamos virar esse jogo elegendo deputados, senadores, governadores e um presidente da República que dialogue com os interesses e as pautas dos trabalhadores”.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.