Comando Nacional dos Bancários cobra da Caixa apresentação de propostas específicas para a campanha salarial 2012

0

Na quinta-feira da semana passada (6), o Comando Nacional dos Bancários remeteu carta para a Caixa Econômica Federal, na qual cobra a marcação de negociações para apresentação de propostas às reivindicações específicas dos empregados do banco. Correspondência com este mesmo teor também foram encaminhadas para o Banco do Brasil e para os quatros maiores bancos privados do país – Bradesco, Itaú, HSBC e Santander.

Na correspondência à Caixa, o Comando Nacional lembra que o banco vem apresentando resultados bastante positivos, com R$ 5,18 bilhões de lucro líquido em 2011 (aumento de 37,7% em relação ao ano anterior). É dito que esse resultado, sem paralelo no sistema financeiro internacional, “deve-se em grande parte ao esforço e ao aumento da produtividade de seus empregados”.

A carta, depois de dizer que os bancários acreditam no diálogo e apostam no processo de negociações, solicita que a Caixa use sua influência na Comissão de Negociação da Fenaban na busca da construção de um acordo que atenda à expectativa da categoria bancária. À Caixa também é solicitada que apresente até o dia 17 de setembro uma proposta sobre as reivindicações específicas da campanha salarial 2012.

O último parágrafo da carta do Comando enumera ao presidente da Caixa, Jorge Hereda, os itens reivindicados pelos empregados do banco, com destaque para a ampliação do quadro de pessoal (chegando a no mínimo 100 mil até o fim de 2013), cumprimento da jornada de seis horas sem redução de salários, melhores condições de trabalho, isonomia, solução dos problemas do Saúde Caixa, fim à discriminação dos participantes do REG/Replan não-saldado e do voto minerva na Funcef, tíquete dos aposentados e pagamento integral de toda hora extra realizada.

Carta à Fenaban
Ainda na semana passada, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) remeteu ofício para a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), comunicando os bancários sobre o calendário de mobilização definido pelo Comando Nacional. Há a orientação para os sindicatos promoverem assembleias nesta quarta-feira (12), para aprovar a deflagração de greve por tempo indeterminado, a partir de zero hora do dia 18 de setembro, com novas assembleias organizativas no dia 17.


Fonte: Fenae Net

Comments are closed.