Comando Nacional entrega pautas à Fenaban, ao BB e à Caixa nesta terça (11)

0

O Comando Nacional dos Bancários faz nesta terça-feira (11), em São Paulo, a entrega da pauta geral de reivindicações à Fenaban e das pautas específicas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal à direção dos bancos estatais.

As reivindicações gerais da categoria foram definidas entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, na 17ª Conferência Nacional, na capital paulista. As demandas específicas do BB e da Caixa foram aprovadas nos respectivos congressos dos trabalhadores, em junho, também em São Paulo.

Fim das metas abusivas e do assédio moral, mais contratações, garantia de emprego, reajuste de 16%, piso do Dieese, PLR maior, mais segurança, além de uma extensa pauta política, estão entre as principais reivindicações que serão entregues à Fenaban.

BB

Os funcionários do BB aprovaram a intensificação da luta por melhorias no PCR, pagamento das substituições, mais contratações, melhores condições de trabalho, combate e punição ao assédio moral. Também reivindicam o cumprimento da jornada de 6 h sem redução de remuneração.

Reivindicam um plano de carreira (PCR) que valorize o funcionalismo, estipulando como piso o salário mínimo do Dieese e o interstício na tabela de antiguidade de 6%, um valor maior das letras de mérito e com um tempo menor para adquirir.

Os bancários também cobram uma solução relacionada à questão dos 15 minutos de intervalo das mulheres antes das horas extras.

Caixa

Na Caixa, entre as 354 resoluções, estão propostas de melhorias nas condições de trabalho, mais contratações, fim do programa Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP), combate a metas abusivas e defesa da isonomia.

Vários itens foram considerados essenciais na luta específica dos trabalhadores do banco. Entre eles, estão questões como a terceirização, prevenção do assédio moral e sexual, condições de trabalho para os deficientes, combate às metas abusivas, medidas de garantias em caso de assaltos e sequestros para as vítimas e familiares e melhoria na política da Caixa para os casos envolvendo saúde mental e de suicídio.

Fonte: Seeb Brasília

Comments are closed.