Concursados de 2014 do Banpará aprovam acordo judicial com o banco

0

WhatsApp Image 2017-08-25 at 19.07.43 (1)De forma unânime, os concursados aprovados na seleção de 2014 para Técnicos Bancários do Banpará referendaram em reunião realizada no início da tarde dessa sexta-feira (25) o acordo judicial mediado com o banco através da assessoria jurídica do Sindicato dos Bancários do Pará, o qual garante a convocação imediata de 64 candidatos beneficiados pela ação.

Na ação, o Sindicato relatou que o banco não cumpriu as disposições do edital, principalmente no item 18.9, que permitia a convocação de candidatos aprovados em localidades próximas daquelas que havia feito opção no ato da inscrição, no caso de surgimento de vagas. Além disso, o banco seguiu ignorando os aprovados do concurso de 2014.

Na sentença (processo 0001591-55.2016.5.08.0012), proferida no dia 18 de maio desse ano, a juíza da 12ª Vara do Trabalho de Belém condenou o Banpará, em tutela antecipada, a observar a prioridade de convocação dos candidatos aprovados no concurso de 2014, devendo chamar “igual quantidade dos candidatos que foram convocados e nomeados indevidamente (concursados de 2015), desde a primeira até a última nomeação irregular, dentro do prazo de validade do concurso”, diz o documento. Os candidatos que já foram convocados no certame 2014 e 2015, não serão prejudicados.

“O Sindicato foi uma luz divina em nossas vidas. Quando nós procuramos a entidade tivemos todo apoio necessário, tanto na parte jurídica como na parte política junto com a diretoria para realizarmos manifestação em frente à sede do Banpará pedindo a nossa convocação. Eram muitos sonhos em questão, foram três anos de muita luta por um direito que é nosso e, por isso, somos muito gratos ao Sindicato por todo apoio que nos foi dado e por essa vitória que é muito importante para todos nós”, afirma Jaqueline Monteiro, integrante da comissão de concursados de 2014 do Banpará.

“Nossa luta começou com a suspensão do concurso, e foram seis meses para conseguir sua liberação. Depois da liberação, muitas pessoas aprovadas foram chamadas, mas o cadastro de reserva era muito extenso, algo em torno de 800 aprovados e classificados. Durante 2015 e 2016 as pessoas foram sendo convocadas, mas houve o concurso de 2015 também para técnico bancário, o que foi um entrave para nossas convocações. Nos sentimos muito prejudicados, mas a justiça entendeu que fomos preteridos pelo banco e isso abriu possibilidade para essa ação que movemos junto com o Sindicato, que comprou a nossa briga, foi solidário à nossa luta e felizmente chegamos a nossa tão sonhada vitória e estamos muito felizes por isso e agradecemos muito ao sindicato ”, destaca Bianca Catacho, outra concursada beneficiada pela ação.

“Quando chegar este setembro, 64 novos bancários serão convocados a integrar as fileiras dos mais de 2.000 Bancários do Banpará. Quero aqui parabenizar os futuros novos colegas pela decisão acertada de se organizar e caçar o rumo do Sindicato pra alumiar os caminhos. E ao meu sindicato que, novamente, confirma o slogan que Sindicato é pra lutar!”, enfatiza a diretora do Sindicato e funcionária do Banpará, Vera Paoloni.

“Ficamos muito felizes por conseguir essa vitória jurídica em prol desses que serão nossos novos colegas de banco. Todos estão de parabéns pela organização e determinação em defesa dos nossos direitos. Já sabem que só temos vitórias com muita unidade e muita luta, da mesma forma como estão convencidos de que o Sindicato é um aliado, pois a nossa missão é lutar em defesa dos interesses da nossa categoria e de toda a classe trabalhadora, ressalta a diretora do Sindicato e funcionária do Banpará, Érica Fabíola.

 

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.