Contra o trabalho gratuito na Caixa, Sindicato protesta em Belém

0

Bandinha e palhaços para diminuir o estresse da espera nas filas que se formam antes de a agência abrirNo Dia Nacional de Luta, bancários e bancárias da Caixa em todo o país saíram às ruas para protestar contra a extrapolação da jornada e do trabalho gratuito. Em Belém, a manifestação aconteceu em frente a agência São Brás e contou também com a participação de clientes e usuários que desde as primeiras horas da manhã já formavam uma enorme fila do lado de fora. 

Desde o final do mês passado, a Caixa anunciou a adoção do login único para os trabalhadores terem acesso aos sistemas corporativos. “A instalação desse dispositivo é uma reivindicação antiga do funcionalismo da Caixa, mas agora é preciso que o trabalhador tenha a consciência do registro correto do ponto e não aceite fazer hora extra sem o devido pagamento. Caso ele seja pressionado, ele deve denunciar o abuso de seu gestor ao Sindicato, porque assédio moral é crime”, explica a presidenta do Sindicato dos Bancários, Rosalina Amorim. 

Antonio Segundo lembrou que cumprir jornada de trabalho excessiva é prejudicial a saúde do trabalhadorHora extra faz mal à saúde – O diretor do Sindicato e também empregado da Caixa, Antonio Segundo lembrou, durante o ato, que cumprir jornada de trabalho excessiva é prejudicial a saúde do trabalhador. “Não é a toa que a classe bancária é uma das que mais adoecem em todo o Brasil. Um trabalhador adoecido é sinônimo de sobrecarga de trabalho para os demais, o que prejudica o atendimento ao público e gera indignação entre clientes e usuários que são obrigados a ficar horas em uma fila que já começa antes mesmo de a agência abrir. A solução para todos esses males só depende do próprio banco que precisa começar a respeitar os seus trabalhadores, respeitando a jornada de trabalho de seis horas diárias e contratando mais funcionários”, ressalta. Para Alan Rodrigues, a falta de homologação do ponto impede o bancário de trabalhar com seu login e ter o registro correto de suas horas

O Dia Nacional de Luta na Caixa foi também pelo fim do bloqueio de acesso motivado pela falta de homologação do gestor ou hora extra não acordada. “A falta de homologação do ponto impede o bancário de trabalhar com seu login e ter o registro correto de suas horas trabalhadas. Pois no momento do bloqueio, sempre aparece alguém para resolver esse problema, mas no final do mês, essas horas trabalhadas em outro login não aparecem e o bancário, como sempre, fica prejudicado, sem receber pelas horas trabalhadas”, afirma o diretor do Sindicato e também empregado da Caixa, Alan Rodrigues. 

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.