Covid-19: Banpará ainda paga servidores com bancários e clientes em risco

0

Sindicato dos Bancários realizou ronda nas agências nesta sexta e constatou sérias falhas no atendimento presencial do Banpará em tempos de coronavírus

O terceiro dia de pagamento de servidores estaduais ativos e inativos no Banpará seguiu com filas. Sem qualquer distância mínima, várias pessoas aguardavam a abertura das principais agências do Banco na Região Metropolitana de Belém, nas primeiras horas desta sexta-feira (27). Situação que é criticada pelo Sindicato dos Bancários do Pará, por colocar em risco a saúde e a vida de bancários e clientes frente à pandemia do coronavírus (Covid-19).

Banpará Ag São Brás

“Percorremos as agências Ananindeua, Palácio, Senador Lemos, Nazaré, Belém Centro e São Brás. As filas eram menores que o primeiro dia de pagamento, mas ainda existiam do lado de fora, sem qualquer tipo de distância entre as pessoas. Infelizmente, o Banco e o Governo do Estado seguem em silêncio quanto ao pedido das entidades sindicais, pela prevenção ao coronavírus entre a categoria”, destaca a diretora do Sindicato e bancaria do Banpará, Vera Paoloni.

A maioria dos bancários e bancarias, vigilantes e terceirizados, que estavam em atendimento presencial usavam mascaras, mas o álcool em gel ainda falta, tanto para os trabalhadores, quanto para os clientes e usuários. A ronda do Sindicato só viu o produto na agência Belém Centro, logo depois da porta giratória.

Também na Belém Centro e Ponte do Galo, o Sindicato mantinha o alerta à população com bike e carros sons, orientando todos e todas para ficarem em casa e utilizarem os canais alternativos para as transações bancárias disponíveis nesse período de pandemia.

Banpará Ag Castanheira

“Infelizmente os idosos continuam se expondo a esse vírus que, para eles, pode ser fatal se forem infectados e tiverem complicações. Propagandas na televisão não são suficientes para fazê-los ficar em casa, era para ter sido feito um calendário diferenciado de atendimento presencial nas agências do Banpará, para não termos essas filas diárias”, critica o presidente do Sindicato dos Bancários do Pará, Gilmar Santos

Cronologia da prevenção

No dia 17, antes do primeiro caso de coronavírus no Para, o Sindicato encaminhou oficio ao Banpará, cobrando as medidas de prevenção e uma reunião para debater a pandemia.

Dois dias depois, 19, as entidades sindicais foram recebidas e apresentaram as propostas de prevenção. Banará ficou de responder ate sexta (20).

Na sexta-feira (20), o Sindicato fez um apelo ao Governador do Pará, Helder Barbalho, por meio de uma carta aberta.

Você também pode cobrar as autoridades com a gente

O Sindicato disponibilizou um ofício, pronto para ser impresso e protocolado junto as Vigilâncias Sanitárias, para fiscalizarem as agências bancarias quanto as medidas de prevenção.

As Prefeituras também podem ser acionadas para restringirem o atendimento à população, garantindo apenas os serviços essenciais: compensação bancária, caixas eletrônicos abastecidos e atendimento presencial só em casos excepcionais e com agendamento prévio.

Clique aqui para baixar o documento

 

Fonte Bancários PA

Comments are closed.