Covid-19: voluntário fica doente e empresa suspende testes com vacina

0

A Johnson & Johnson anunciou nesta segunda-feira (12) que interrompeu seus testes clínicos da vacina contra o novo coronavírus. Um dos voluntários exibiu sintomas “inexplicáveis” durante os testes. A companhia farmacêutica norte-americana havia anunciado o início da terceira fase de testes de sua vacina contra a covid-19 no último dia 23.

“Nós pausamos temporariamente a dosagem adicional em todos os nossos ensaios clínicos da vacina contra covid-19, incluindo o ensaio de fase 3 Ensemble, devido a uma doença inexplicada em um participante do estudo”, afirmou a empresa em nota.

“Seguindo nossas diretrizes, a doença do participante está sendo revisada e avaliada pelo Conselho de Monitoramento de Segurança de Dados (DSMB) independente do Ensemble, bem como por nossos médicos clínicos e de segurança internos”, disse a empresa.

De acordo com a nota, os ensaios clínicos são controlados por placebo. Por isso, ainda não está claro se o participante em questão recebeu o tratamento real ou não. “Devemos respeitar a privacidade desse participante. Também estamos aprendendo mais sobre a doença desse participante e é importante ter todos os fatos antes de compartilhar informações adicionais.”

A terceira fase dos testes da vacina da Johnson & Johnson está sendo realizada com cerca de 60 mil voluntários em diferentes países, como Estados Unidos, México e Brasil.

Brasil tem 7 mil participantes

Segundo o portal G1, a vacina, cujo nome oficial é Ad26.COV2.S, foi desenvolvida pela farmacêutica Janssen Pharmaceuticals, que pertence ao grupo Johnson & Johnson. A imunização foi a quarta a obter autorização de testes de fase 3 no Brasil, em agosto. Em setembro, a empresa anunciou que começaria a terceira etapa em todo o mundo. No Brasil, segundo a Anvisa, são 7 mil participantes.

O portal também informa que “esta não é a primeira vez que os testes com uma vacina para Covid-19 são interrompidos. No final de setembro, os testes da vacina desenvolvida em conjunto pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca foram suspensos temporariamente após um dos voluntários no Reino Unido apresentar reação adversa que podia estar vinculada à vacina”.

 

Fonte: Rede Brasil Atual, com informações da agência Sputnik Brasil e do portal G1

Comments are closed.