Dia Nacional de Luta na Caixa mobiliza funcionalismo do Pará

0

Nos cartazes vários pedidos que uniu, nesta quarta-feira (3), todo o funcionalismo da Caixa no Dia Nacional de Luta dos empregados do banco. Em Belém, o protesto começou às 11h em frente ao Edifício Sede e se estendeu à alguns locais de trabalho.

“Estamos aqui em mais um Dia Nacional de Luta em defesa dos direitos de todos os trabalhadores e trabalhadoras da Caixa que o próprio banco insiste em mudar de forma autoritária, sem qualquer tipo de negociação com as entidades sindicais. Uma delas foi a mais recente versão do RH 184 que facilita o descomissionamento ‘motivado’ e impede a incorporação de função, e caso o trabalhador não concorde, terá que ir à justiça”, explica a dirigente sindical e empregada do banco, Tatiana Oliveira.

Os argumentos do banco utilizados para justificar o RH 184 e o desrespeito com o funcionalismo são: falta de compromisso com o horário e jornada de trabalho; tratamento inadequado a clientes e/ou colegas da Caixa; inadequada execução das orientações recebidas; tratamento inadequado de informação sigilosa, conforme classificação da Caixa; utilização inadequada do material de trabalho ou patrimônio da empresa; execução inadequada ou insuficiente da(s) atribuição(s) da Função Gratificada/Cargo Comissionado que ocupa, conforme disciplinado no MN RH 183 e nas demais normas pertinentes a sua área de atuação; não execução da(s) atividade(s) sob sua responsabilidade, impactando negativamente na atuação e desempenho da unidade.

“Na prática, essa é mais uma medida do desgoverno Temer para enfraquecer o caráter público do banco, retirar direitos da classe trabalhadora, e desviar o foco sobre a urgência de contratações na Caixa, em todo país, que, aliás, torna-se mais urgente a cada dia, com as reestruturações e mais essa nova versão do RH 184. Na Caixa em Marituba, por exemplo, atualmente só tem um caixa depois que os outros 2 saíram e nenhuma seleção foi feita para repor essas vagas”, destaca a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

Lute nas redes sociais – Baixe nossos cartazes (aqui), reúna os colegas de trabalho, faça uma foto e compartilhe nas redes sociais usando a hastag #CaixaNãoMexaNosMeusDireitos

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.