Eleição Previ: vai até sexta (26)

0

Até sexta-feira (26) é o último dia de votação das Eleições Previ que, neste ano, definirá os ocupantes para cargos no Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria de Seguridade. A votação termina dia 26 de abril, mas as entidades que apoiam o funcionalismo do Banco do Brasil orientam não deixar para a última hora.

Quem pode participar e como votar

Participantes e assistidos, maiores de 18 anos, inscritos nos planos de benefícios da Previ até o dia 31 de janeiro deste ano podem participar das votações.

O voto pode ser feito nas seguintes plataformas: site da Previ, aplicativo (app) da Previ no celular, terminais de autoatendimento (TAA) ou SISBB (este, exclusivo para funcionários da ativa).

Para votar no site da entidade, acesse: https://votacao.previ.com.br/votacaoweb/

Contraf-CUT e sindicatos apoiam Chapa 1

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e entidades representativas dos trabalhadores da ativa e aposentados apoiam a Chapa 1 “Previ para os Associados”.

Em sua conta no Instagram, a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, escreveu que, a entidade apoia a Chapa 1 “porque é formada por trabalhadores e trabalhadoras do BB com competência e história na gestão da entidade”. Ela segue dizendo que a “Previ é um patrimônio dos funcionários do BB e referência para todo o sistema de previdência fechada, por causa do seu modelo de gestão transparente e que entrega resultados todos os anos. Por tudo isso, eu peço o seu voto na Chapa 1, para que a Previ continue segura e no caminho certo”.

“A Previ é a maior entidade de previdência complementar fechada da América Latina com 120 anos de história e a sua governança é considerada modelo na gestão de planos de benefícios de aposentadoria complementar; isso se deve ao fato da entidade ser administrada paritariamente pelos seus patrocinadores: Banco do Brasil e participantes dos Planos de Benefícios 1 e Previ Futuro. Dos dias 12 a 26 de abril, os participantes dos dois planos irão às urnas para eleger o diretor de seguridade e um terço dos conselhos deliberativo e fiscal; e é de suma importância que a categoria do BB, da ativa e aposentados e aposentadas participem do processo, pois os nossos representantes eleitos que disputam essas vagas e compõem a Chapa 1 já demonstraram capacidade técnica na gestão da própria Previ e de outras entidades que participam. Não podemos permitir que pessoas ligadas ao mercado financeiro, que vive visando unicamente a rentabilidade, entrem para administrar o dinheiro que é da categoria, pois além da rentabilidade, o objetivo principal da Previ é garantir os benefícios dos aposentados e aposentadas, bem como os funcionários da ativa; para que possam no futuro contar com uma complementação de aposentadoria mantendo assim a qualidade de vida de suas famílias”, destaca o diretor do Sindicato dos Bancários do Pará, Gilmar Santos, que também é bancário do BB.

“Cuidar do nosso futuro e de nossa família é uma grande responsabilidade e que precisamos depositar em pessoas comprometidas e experientes, e a história de luta e representatividade da Chapa 1 nos prova isso; sendo portanto a melhor chapa para representar os funcionários e funcionárias do BB”, afirma a diretora da Contraf-CUT e do Sindicato dos Bancários do Pará, Rosalina Amorim.

A coordenadora da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), Fernanda Lopes, por sua vez, explicou que a Chapa 1 “é composta por associados que sempre estiveram comprometidos com o fortalecimento da Previ, na defesa dos interesses dos associados e do BB como instituição pública”.

Fernanda completou que é muito importante a participação de todos e todas na votação: “Vamos exercer este direito, conquistado, ao longo da história da Previ, que é poder ter representatividade de associados e associadas em conselhos e diretorias. Esse modelo de gestão é o que garante a Previ forte e segura, contra interesses que não são os dos trabalhadores do BB, por uma aposentadoria digna e segura para nós e nossos familiares”, concluiu.

Clique aqui e conheça todas as propostas e os candidatos da Chapa 1.

Alguns dos compromissos da Chapa 1

• FGTS na mão dos associados mais rápido: agilizar a utilização do fundo de garantia para amortizar prestações do financiamento;
• Melhorar a satisfação dos associados e das associadas em sua experiência nos canais de relacionamento com a Previ;
• Pela filiação dos funcionários oriundos dos bancos incorporados ao Previ Futuro e pela administração dos seus planos de benefícios;
• Pelo fim do voto de minerva no Conselho Deliberativo e a volta dos direitos do corpo social;
• Contra a norma de “contabilização dos títulos públicos e do passivo a mercado”, que traz incertezas sobre os planos de investimentos;
• Manutenção da estrutura de governança paritária e do corpo técnico composto por associados dos planos e contra o PL 268, que ameaça a representação dos trabalhadores nos fundos de pensão;
• Digitalização dos processos para agilizar o atendimento e diminuir a burocracia;
• Melhorar a comunicação com pensionistas e fortalecer a Ouvidoria.

 

Fonte: Contraf-CUT

Comments are closed.