Eleições Previ: Por que Contraf-CUT e sindicatos apoiam a Chapa 1

0

O período de votação das Eleições Previ 2024 começa nesta sexta-feira (12). Os associados e associadas da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil terão, a partir de então, duas semanas, até o dia 26 de abril, para definir os ocupantes para o Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Diretoria de Seguridade.

“O pleito é considerado fundamental para o futuro e manutenção da qualidade da nossa Previ”, explica a coordenadora da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), Fernanda Lopes, ligada à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), entidade que, ao lado de outros sindicatos e federações de bancários, manifestaram apoio à Chapa 1 “Previ para os Associados”.

A Chapa 1 é formada por funcionários do BB, da ativa e aposentados, que já possuem experiência na atual gestão da Previ.

“Esse fato é muito importante, porque, ao longo dos últimos anos, a gestão da Previ foi capaz de superar desafios importantes, como a pandemia, crises políticas nacionais e internacionais, e sempre entregando bons resultados para os associados”, reforçou Fernanda Lopes. “Nunca, em toda a história da entidade, a Previ sofreu algum plano de equacionamento. Além disso, em 2023, fechou o ano com o maior superávit dos últimos dez anos, no Plano 1, além de rentabilidade de 16,1% ao ano, no Previ Futuro, quase o dobro da meta referência de 8,5%. Por isso defendemos a continuidade desta gestão”, completou.

“A Previ é a maior entidade de previdência complementar fechada da América Latina com 120 anos de história e a sua governança é considerada modelo na gestão de planos de benefícios de aposentadoria complementar; isso se deve ao fato da entidade ser administrada paritariamente pelos seus patrocinadores: Banco do Brasil e participantes dos Planos de Benefícios 1 e Previ Futuro. Dos dias 12 a 26 de abril, os participantes dos dois planos irão às urnas para eleger o diretor de seguridade e um terço dos conselhos deliberativo e fiscal; e é de suma importância que a categoria do BB, da ativa e aposentados e aposentadas participem do processo, pois os nossos representantes eleitos que disputam essas vagas e compõem a Chapa 1 já demonstraram capacidade técnica na gestão da própria Previ e de outras entidades que participam. Não podemos permitir que pessoas ligadas ao mercado financeiro, que vive visando unicamente a rentabilidade, entrem para administrar o dinheiro que é da categoria, pois além da rentabilidade, o objetivo principal da Previ é garantir os benefícios dos aposentados e aposentadas, bem como os funcionários da ativa; para que possam no futuro contar com uma complementação de aposentadoria mantendo assim a qualidade de vida de suas famílias”, destaca o diretor do Sindicato dos Bancários do Pará, Gilmar Santos, que também é bancário do BB.

“Cuidar do nosso futuro e de nossa família é uma grande responsabilidade e que precisamos depositar em pessoas comprometidas e experientes, e a história de luta e representatividade da Chapa 1 nos prova isso; sendo portanto a melhor chapa para representar os funcionários e funcionárias do BB”, afirma a diretora da Contraf-CUT e do Sindicato dos Bancários do Pará, Rosalina Amorim.

 

Algumas das propostas da Chapa 1

– Cobrar do BB a integralização de reservas matemáticas referentes às verbas P210 e P220 e aquelas em virtude de demandas judiciais trabalhistas
– Criar programa de assessoramento na gestão dos benefícios dos associados com a participação de seus familiares
– Seguir com a estratégia de ajuste de rentabilidade e vencimento dos ativos com compromissos de longo prazo
– Manter a diversificação na renda variável evitando prejuízos, aumentando a rentabilidade dos benefícios dos associados, das associadas e seus familiares.

Clique aqui e conheça outras propostas e mais sobre os candidatos da Chapa 1.

 

Fonte: Contraf-CUT com edição Bancários PA

 

Comments are closed.